• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Secretário-geral da ONU, António Guterres, defende atualização na governança global


O representante da Organização Mundial das Nações Unidas chegou ao Rio de Janeiro na última sexta-feira (15). No G20, Guterres discursará sobre o combate à fome e à pobreza, a reforma das instituições de governança global, bem como desenvolvimento sustentável e transição energética. António Guterres, secretário-geral da ONU
Raoni Alves/g1 Rio
O secretário-geral da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu a modernização da governança global e disse que o organismo internacional “reflete o mundo dos anos 80”.
“As ameaças que enfrentamos hoje são interconectadas e internacionais. Mas as instituições globais de resolução de problemas precisam desesperadamente de uma atualização, não menos importante o Conselho de Segurança, que reflete o mundo de 80 anos atrás”, disse.
Guterres discursou para a imprensa mundial na tarde deste domingo (17), no Vivo Rio, na Zona Sul da cidade, sobre a presidência brasileira do G20 em 2024.
No sábado (16), Guterres participou de uma reunião bilateral com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente e o secretário-geral conversaram sobre o G20 Social, a programação da Cúpula do G20, o andamento da COP29 e as negociação sobre clima e meio ambiente que acontecem em Baku (Azerbaijão), em paralelo às atividades do G20.
Durante a Cúpula do G20, que acontece na segunda (18) e terça-feira (19), na presença dos chefes de Estado, Guterres discursará sobre o combate à fome e à pobreza, a reforma das instituições de governança global, bem como desenvolvimento sustentável e transição energética.
Na agenda do representante da ONU também estão previstas reuniões com outros líderes mundiais que participarão do G20.
Depois do evento no Rio, o secretário-geral voltará para Baku, no Azerbaijão, onde está ocorrendo a COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.