• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações de Belém, enfermeira Nazaré Athayde morre aos 79 anos

A enfermeira sanitarista Nazaré Athayde faleceu na noite deste sábado (16), aos 79 anos, 52 deles dedicados à profissão, destacando-se nacionalmente no trabalho incansável na área de imunizações. “Doutora Nazaré”, como era conhecida e reconhecida no meio profissional, foi um ícone das campanhas de vacinação, com contribuição determinante para erradicação de doenças infectocontagiosas como sarampo e poliomielite no estado do Pará e no Brasil.
Nazaré Athayde estava internada há cerca de 15 dias para tratamento de um câncer no pâncreas descoberto recentemente. Ela faleceu por volta das 21h30 deste sábado, 16. Ela era coordenadora do Programa Municipal de Imunizações. O corpo de Nazaré Athayde está sendo velado na sede da Prefeitura de Belém, o Palácio Antônio Lemos.
“Todos que conhecemos a Nazaré estamos profundamente tristes com essa perda irreparável. Foi um privilégio poder estar secretário de saúde com Nazaré ainda atuando aos seus 79 anos e testemunhar seu compromisso com a ciência e com a vida. Milhares de pessoas foram salvas pelas ações coordenadas por ela e outras milhares ainda serão com o seu legado de trabalho e alunos formados por essa mulher ímpar. Salve a nossa ‘Maria Gotinha’ como chegou a ser carinhosamente chamada. Fique com Deus nossa querida ‘Doutora Nazaré’”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Pedro Anaisse.
Homenagem – Nesta quinta-feira, 14, Nazaré Athayde, foi homenageada pela Sociedade Paraense de Infectologia durante a abertura do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia, realizado em Belém. Aplaudida por sua dedicação ao fortalecimento da saúde pública no Brasil, especialmente no Pará, Athayde recebeu uma placa de reconhecimento por seu trabalho, que inclui a coordenação de importantes campanhas de vacinação que contribuíram para a erradicação de doenças como o sarampo e a poliomielite. Ela foi representada por seu filho, Victor Athayde, que recebeu a homenagem em nome da mãe.
Ajudou a criar o SUS
“Perdemos uma das mais importantes profissionais da imunização”, afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Ele ressaltou, que Nazaré Atayde teve uma carreira brilhante, comandando em vários níveis a política de imunização, contribuiu com países africanos, e latino-americanos, e no Brasil era uma grande referência na saúde pública brasileira, inclusive, participou da equipe que ajudou a implantar o Sistema Único de Saúde (SUS) no país.
“Durante a Covid Nazaré Atayde participou como coordenadora da política de imunização e continuava trabalhando conosco na Sesma quase aos 80 anos de idade, de modo muito ativo, dedicação absoluta e sempre colocando sua sabedoria técnica e sua dedicação a salvar vidas, a proteger nossa população em primeiro lugar”, enfatizou o prefeito.
Edmilson Rodrigues informou que na quinta-feira, 14, visitou Nazaré Atayde no Hospital Guadalupe e ela estava consciente, acompanhada dos filhos. “Quero expressar minha solidariedade, enquanto cidadão belenense, e na condição de prefeito agradecer à doutora Nazaré por sua vida dedicada a salvar vidas. São milhares de pessoas que devem suas vidas ao seu trabalho. Minha solidariedade à família e aos colegas de trabalho, que sempre tiveram por ela muito respeito”, completou o prefeito de Belém.
História
Maria de Nazaré Amim Athayde nasceu em Viseu, interior do Pará, no dia 18 de janeiro de 1945. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em 1969, especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Nazaré Athayde também foi professora do curso de Enfermagem da Uepa e coordenadora do Programa Estadual de Imunizações no Pará, na Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), de onde era servidora aposentada, tendo sido responsável pela Estruturação das Ações de Vacinação de Rotina, Campanhas Nacionais de Vacinação, criação do Comitê Técnico Assessor do Programa de Imunizações-PA, do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), além das vacinações em áreas ribeirinhas e indígenas.
Na instância nacional, prestou assessoria técnica e foi supervisora do Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS), atuou no Projeto de Cooperação Técnica Tripartite Brasil-Haiti-Canadá na área de Vigilância em Saúde.
Nazaré Athayde foi condecorada por três presidentes da República e teve reconhecimento também por administrações do Estado do Pará e do município de Belém.
Acrescenta-se ao vasto currículo a atividade de palestrante em eventos nacionais e internacionais em que também apresentava sua experiência na área acadêmica escrevendo artigos científicos e livros.
Destaca-se, ainda, sua colaboração em projetos de pesquisa com instituições de renome, como a Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e o Ministério da Saúde, contribuindo para a implementação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), desde a sua oficialização em 1990.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.