• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Touro urbano criado como pet e ‘fanático’ por rapadura e manga é atração em cidade de MS


Chavin, de cinco anos, é um touro que mora em Rochedo. Touro Chavin, celebridade em Rochedo (MS)
SRCG/Divulgação
Um touro de cinco anos, criado como pet e ‘fanático’ por manga e rapadura, é a principal atração da cidade de Rochedo, a 74 quilômetros de Campo Grande. O músico Pedro Lima dos Santos, um dos tutores de Chavin, diz que ele é praticamente uma celebridade local. “As pessoas param para montar, tirar fotos, mas são poucos os corajosos. É muito gratificante ver algo que não estava planejado fazendo tanto sucesso.”
Pedro afirma que Chavin é quase um membro da família e a sensação do bairro. Ele conta que, sempre que sai para passear com o touro, os moradores o cumprimentam e acenam como se fosse uma celebridade local.
O músico relata que foi seu avô quem decidiu criar Chavin como pet. “Ele nasceu de uma vaca leiteira do meu avô. Não tínhamos a intenção de criá-lo, mas meu avô quis fazer algo diferente.”
Pedro explica que o touro é alimentado com pasto urbano e nutrido com capim-colonião e suplemento proteico, para manter uma rotina equilibrada entre a vida na cidade e as necessidades típicas do campo. “Ele está sempre bem cuidado, com as vacinas em dia.”
O tutor descreve Chavin como um touro pacato e totalmente adaptado ao vaivém de carros, bicicletas e pedestres, mas admite que há algo que realmente o tira do sério.
“Ele é domado (veja no vídeo abaixo uma demonstração) desde pequeno e não se incomoda com o movimento da cidade. Pode ter carros passando ao lado ou bicicletas, e ele continua tranquilo. Mas tem uma coisa que faz Chavin parar: um pé de manga. Quando ele vê uma mangueira, precisa parar. Se tentamos puxá-lo, ele fica bravo.”
Touro urbano criado como pet e ‘fanático’ por rapadura e manga
De tão famoso, Pedro afirma que o touro será uma das atrações da exposição agropecuária de Rochedo. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, a prefeitura e o Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, começa na quarta-feira, dia 20, e vai até domingo (24).
“Nunca imaginei levá-lo a uma exposição”, confessa o tutor, orgulhoso e animado com a participação do pet famoso no evento. “Quem quiser agradar o touro na exposição pode levar algumas rapaduras ou mangas, um mimo irresistível para ele”, conclui.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.