Não deixar os olhos fixos enquanto se está imerso em pensamentos é um comportamento comum. Dependendo da direção que olha quando pensa, os significados podem ser diversos: a pessoa pode estar processando informações mais complexas ou apenas buscando memórias.
Abordagens da PNL (Programação Neurolinguística), técnica que estuda o comportamento humano, a comunicação e o autodesenvolvimento, apontam que cada direção que o olhar segue, seja para cima ou para os lados, tem um significado diferente.
Desviar o olhar enquanto está imerso em pensamentos ajuda a reduzir a quantidade de estímulos visuais, permitindo que o cérebro se concentre melhor, sem a distrações externas.
O que a direção que olha quando pensa revela:
Olhar para cima
Está associado ao ato de acessar informações visuais. Olhar para cima à esquerda, pode indicar que a pessoa está tentando lembrar de uma imagem ou uma cena que já aconteceu no passado.
Ao contrário, olhar para cima à direita, pode sugerir que a pessoa está imaginando algo visualmente, tentando criar uma imagem mental de algo que ainda não viu, por exemplo.
Olhar para os lados
Movimentos laterais dos olhos costumam ser associados ao processamento de informações auditivas.
Olhar para a esquerda pode indicar que a pessoa está relembrando um som ou uma voz conhecida, enquanto olhar para a direita pode indicar que ela está imaginando um som novo.
Esse tipo de movimento nos olhos pode ocorrer quando alguém está tentando lembrar o tom de uma voz ou recriar um som específico, como uma música.
Olhar para baixo
Esse movimento está associado ao processamento de emoções e sensações internas, incluindo o diálogo interno.
Olhar para baixo à esquerda pode indicar que a pessoa está envolvida em uma conversa interna ou reflexão pessoal, enquanto olhar para baixo à direita pode estar ligado à busca por sensações corporais, como lembrar de uma emoção ou de uma sensação física.