A vinda de chefes de nação de todo o mundo para a Cúpula de Líderes do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, tem exigido muito trabalho das áreas logística e de segurança do evento. Entre as exigências dos presidentes, estão água especial e até uma praia isolada.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, chega ao Brasil no domingo (17), mas dois aviões estadunidenses já aterrissaram no Brasil. Além de equipamentos, as cargas incluem alimentos e água, já que o chefe de estado bebe apenas a água que faz parte de sua comitiva.
No caso de Xi Jinping, líder da China, os esforços de segurança são para garantir o isolamento de uma praia inteira na zona Sul da cidade. Além disso, a comitiva exigiu que os 400 quartos do hotel em que ele ficará hospedado fossem vistoriados.
Durante o G20, 55 comitivas de 40 países e 15 organizações internacionais estarão no Rio de Janeiro, cada uma com suas exigências, transmitidas ao Ministério de Relações Exteriores e à Polícia Federal.
A Cúpula de Líderes é o ponto alto do G20, já que reúne chefes de estado de diversas nações. No Brasil, o evento deve ter a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.