O empresário Fabio Perini, que fundou o Perini Business Park em Joinville, o maior parque tecnológico-industrial da América do Sul, foi homenageado na primeira edição do Prêmio de Inovação e Competitividade 2024 na cidade de Lucca, na Itália, por ter transformado a cidade na capital mundial do papel tissue usado para higiene pessoal, limpeza doméstica e hospitalar.
A honraria foi concedida no Palazzo Ducale, pelo presidente da Província, Marcello Pierucci, e pelo prefeito de Lucca, Mário Pardini. Perini é fundador do “Tissue Valley” em Lucca e recebeu a homenagem pela sua engenhosidade, visão vanguardista e habilidades empresariais e tecnológicas.
No mesmo dia, foi exibido o documentário “Além – Os Desafios de Fabio Perini”, dirigido por Chiara Toschi, narrando a história visionária de Perini com testemunhos e documentos autênticos. Ele transformou a região em um marco global na construção de máquinas para papel e na produção de papel tissue.
Com 60 anos de dedicação à vida empresarial, também transformou o setor náutico, fundando a Perini Navi e desenvolvendo um sistema que permite a pequenas tripulações comandarem grandes veleiros.
O empresário nasceu em Vorno, Itália, em 1940, em uma família de empreendedores do papel. Aos 17 anos, inventou uma máquina para ajustar feltros usando o sistema de câmbio de uma Vespa. Em 1960, fundou sua própria empresa, focada na conversão de papel tissue, e ao longo dos anos registrou cerca de 100 patentes. Ele frequentemente optava por não patentear algumas invenções para permitir que elas se espalhassem globalmente.
Em 1972, visitou o Brasil e fundou em Joinville a Fabio Perini Indústria e Comércio de Máquinas e, posteriormente, o Perini Business Park. Também fundou a Futura, empresa com atuação internacional no setor automático de papel tissue, que possui sede no Brasil. Atualmente, a empresa é líder mundial em inovação tecnológica em seu mercado, se apoiando no conhecimento e no espírito inovador de seu fundador.