• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Prêmio Simeão: conheça as 5 personalidades negras homenageadas em 2024

Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, através da secretaria de Promoção da Cidadania, realizará no dia da Consciência Negra (20/11) a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão 2024.

A iniciativa homenageará cinco personalidades negras do município. O evento gratuito contará com show da banda Destak do Samba e será realizado no feriado, a partir das 17h, no pátio externo da Casa da Cultura Dide Brandão.

Imagem mostra o homenageado do prêmio Simeão 2024, Chico Preto

Chico Preto, conhecido musicista de Itajaí, é um dos homenageados do Prêmio Simeão 2024 – Foto: Reprodução/ND

A cerimônia e o show são abertos ao público. Nesta edição do prêmio, serão homenageadas as seguintes personalidades: Chico Preto, Graça Maria da Cruz Fortes, Grazielle Gleise Santana, Márcia Guimarães e Maria Edith Gonçalves Rosa (Dona Edith in Memoriam).

A cerimônia do Prêmio Simeão ocorre desde 2010 em Itajaí. Em 2023 o evento foi reformulado e passou a se chamar “Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão”.

A alteração também mudou a quantidade de homenageados, que antes era de apenas uma pessoa para cinco.

As indicações ao prêmio são realizadas por meio do Conegi, que escolhe pessoas negras com histórico relevante em prol da comunidade negra de Itajaí, bem como em diversos setores da sociedade, como saúde, educação, movimentos sociais e comunitários, empreendedorismo, assistência social, atividades artísticas e culturais, esportes, entre outros.

Imagem dos homenageados do Prêmio Simeão

Cinco personalidades serão homenageadas no Prêmio Simeão 2024 – Foto: Secom Itajaí/Reprodução

Conheça os homenageados do Prêmio Simeão 2024

Chico Preto

Natural de Itajaí, Chico preto é músico, compositor, professor, produtor musical e cultural. Atualmente é Diretor do Teatro Municipal de Itajaí. Chico atua e é referência no desenvolvimento cultural e artístico da cidade.

Graça Maria da Cruz Fortes

Graça Lweji Fortes, como gosta de ser chamada, é uma ativista social. Nascida em Angola, possui uma forte história de superação. Em 1976, seus pais buscaram refúgio no Brasil devido à Guerra da Angola.

Grazielle Gleise Santana

Grazielle é uma pedagoga que, desde 2000, desenvolve diversos trabalhos com crianças e adolescentes. Desenvolveu em 2018 o Projeto Afroarte, que foi implantado no Instituto Sorrir.

Márcia Guimarães

Formada em Direito e Mestre em Políticas Públicas, Márcia Guimarães é uma ativista social que atua como advogada no cargo de Conselheira da OAB. Desde 2022 é Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Subseção de Itajaí.

Maria Edith Gonçalves Rosa (Dona Edith in Memoriam)

Nascida em 1935, Dona Edith, como era chamada, sempre foi uma mulher forte e guerreira. Maria participou da diretoria de mulheres negras, denominadas “Pioneiras” na sociedade. Faleceu em agosto de 2001, deixando um legado de muito amor e luta para Itajaí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.