Aliança Global Festival, na Praça Mauá, ainda terá shows gratuitos de Maria Rita, Roberta Sá, Pretinho da Serrinha e outros. Ministros do governo brasileiro e de outros países que integram o G20 se reúnem no G20 Social. Cufa lança o documento que vai ser levado para líderes mundiais no G20
O segundo dia de atividades do G20 no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (15), terá três painéis importantes de debates no G20 Social, quando lideranças brasileiras e internacionais vão debater temas como reforma da governança global; sustentabilidade, mudança do clima e combate à fome.
A sexta também marca a participação da cantora Ludmilla no Fórum Mundial das Favelas, durante o G20 Favelas, às 16h30, no Portinho, na Av. Rodrigues Alves, 135.
O tema da Mesa é “Música: Empoderamento e Expressão Cultural nas Favelas”. Além da Ludmilla, estão confirmados no evento Preto Zezé e Amauri Soares.
Já o Cria G20, que acontece no Píer Mauá, das 9h às 18h, o destaque do dia é o G20 Talks: Nova Arquitetura Financeira Global, com Gabriel Galípolo, Isabella Weber, Nath Finanças e Eduardo Moreira.
No fim da tarde, a partir das 17h, a música toma conta da Praça Mauá e faz a alegria de cariocas e turistas. Entre as atrações Zeca Pagodinho, Teresa Cristina, Maria Rita, Roberta Sá e Pretinho da Serrinha.
Confira a programação completa para cada um dos eventos do G20 nesta sexta-feira.
G20 Social
Cria G20
U20
Aliança Global Festival
Reunião de sherpas do G20, com o embaixador brasileiro Mauricio Lyrio (de barba)
Isabela Castilho / G20 Brasil
G20 Social
Com foco em debates voltados para questões sociais, de desenvolvimento sustentável e inclusivo, o G20 Social é um evento paralelo a Cúpula do G20 – a reunião de líderes das 19 principais economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana. A programação desta sexta conta com três reuniões importantes. São elas:
Combate à fome, pobreza e desigualdades (Armazém 3, das 9h às 12h – Plenária A)
Welington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil
Nosipho Nausca-Jean Jezile, Representante Permanente da África do Sul junto à FAO e Presidenta do Comitê de Segurança Alimentar (CSA)
Ibrahima Coulibaly (Mali/União Africana), Presidente da Organização Pan-Africana de Agricultores (PAFO)
Elisabeta Recine – Representante da Sociedade Civil Brasileira – Presidenta do CONSEA
Sustentabilidade, mudança do clima e transição justa (Armazém 3, das 9h às 12h – Plenária B)
Paulo Teixeira, Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
João Paulo Capobianco, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil
Laurence Tubiana (França), Economista e diplomata. Negociadora chefe do Acordo de PARIS
Representante da APIB
Adriana Marcolino, Representante da Sociedade Civil Brasileira – Diretora Técnica do DIEESE
Reforma da governança global (Espaço Kobra, das 9h às 12h – Plenária C)
Celso Amorim, Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil
Yildiz Temürtürkan (Turquia), Coordenadora Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
Ha Joon Chang (Coreia do Sul), Economista, professor e autor do best-seller internacional Chutando a Escada
Antonio Lisboa, Representante da Sociedade Civil Brasileira –Sindical Internacional (CSI)
Os demais encontros do G20 Social acontecem no Museu do Amanhã, Armazém 2, Armazém 3, Armazém da Utopia e no Espaço Kobra das 9h às 13h e das 14h às 18h.
São rodas de conversas, palestras, debates e painéis sobre desafios sociais globais, como desigualdade, pobreza, saúde, educação, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Veja a programação completa aqui.
Como parte da programação do G20 Social, o G20 Favelas também terá sua agenda própria. O evento visa ampliar a participação da sociedade civil nas discussões do G20.
G20 Favelas: Cufa lança o documento que vai ser levado para líderes mundiais
Ludmilla
Divulgação/Ygor Marques
O destaque do dia no G20 Favelas fica pela presença da cantora Ludmilla no Fórum Mundial das Favelas, que acontece no Complexo Portinho, na Avenida Rodrigues Alves, 135, às 16h30.
O tema da mesa é “Música: Empoderamento e Expressão Cultural nas Favelas”. Além da Ludmilla, estão confirmados no evento Preto Zezé e Amauri Soares.
Cria G20
A programação do encontro global no Rio também conta com o projeto Cria G20, que vai acontecer no Píer Space, no centro do Rio, de 14 a 16 de novembro.
Por meio de diálogos abertos, o evento mira ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.
Nesta sexta, o ponto alto fica com o G20 Talks: Nova Arquitetura Financeira Global, às 10h30. O evento conta com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, a economista e professora da Universidade de Massachusetts, Isabella Weber, e a empresária, escritora e especialista em finanças, Nath Finanças.
Veja a programação completa do Cria G20 aqui.
U20
O Urban 20 (U20) é o fórum dos prefeitos do G20. Esse é o maior encontro de cidades do mundo e a plenária com a participação de prefeitos e delegações de mais de 100 cidades acontece no domingo (17), na Região Portuária do Rio.
Porém, além da reunião principal com os chefes de grandes cidades, o evento conta com uma intensa programação paralela no Armazém da Utopia, na região central da cidade. É o U20 Rio Summit, que terá programação aberta para o público que garantiu sua inscrição.
Confira a programação completa, em inglês.
As atividades acontecerão em quatro palcos, focados em três temas: clima, social e governança. Serão mais de 60 horas de conteúdo, em painéis que acontecerão das 9h às 18h, de quinta-feira, dia 14, a sábado, dia 16.
A programação cultural do G20 já começou
Nesta sexta, o palco principal receberá a sessão G20 Favelas, que pretende tratar do papel das favelas como centros de inovação e empreendedorismo. Também ocorrerão debates sobre governança urbana e geração de empregos dignos, por meio da economia social.
Às 16h, será lançado o Breathe Cities Rio de Janeiro, uma iniciativa do Clean Air Fund, C40 e Bloomberg Philanthropies, para combater a poluição do ar na cidade do Rio.
Aliança Global Festival
Após um dia de muito trabalho, com palestras, seminários e reuniões, o melhor e relaxar ao som da música brasileira e carioca.
Como não poderia ser diferente, se tem megaevento no Rio de Janeiro então tem festa na cidade. E o palco oficial da festa do G20 no Rio será a Praça Mauá, no Centro, que receberá o Aliança Global Festival, a partir das 17h. Entrada gratuita.
Zeca Pagodinho
Stephanie Rodrigues/g1
O evento tem o objetivo de promover engajamento e discussões sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Os shows começam sempre a partir das 17h, e antecede a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro.
Shows desta sexta: “O show tem que continuar”
Baile Black Bom;
Marcelle Mota;
Maria Rita;
Mariene de Castro;
Pretinho da Serrinha;
Roberta Sá;
Teresa Cristina;
Zeca Pagodinho;
Encerramento – Baile Black Bom
O Aliança Global Festival foi inspirado em concertos internacionais como o Live Aid 1985 e o Free Nelson Mandela Concert 1988, ambos em Londres.