Em homenagem à República Catarinense, proclamada no dia 22 de julho de 1839 e dissolvida em 15 de novembro do mesmo ano, o Instituto Cultural Anita Garibaldi realiza, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), uma cavalgada. O evento reunirá cerca de 40 cavaleiros de Brusque, Blumenau, Gaspar, São Ludgero, Braço do Norte, Orleans, Laguna e Tubarão.
Percurso da Cavalgada da República Catarinense
A cavalgada percorrerá o sentido inverso ao que os soldados da República Catarinense fizeram após serem derrotados na Batalha Naval, no Canal da Barra, em Laguna.
Os cavaleiros sairão da Praia do Camacho, em Jaguaruna, local histórico onde Giuseppe Garibaldi entrou com seu navio Seival para conquistar Laguna. Também foi onde a tropa republicana, junto de Anita Garibaldi, acampou durante dez dias, após ter sido derrotada.
Depois, seguirão em direção à Passagem da Barra, onde aconteceu a Batalha Naval. A cavalgada passará pelo centro de Laguna, local em que os cavaleiros pernoitarão.
No dia seguinte, passarão pela Praia do Gy, onde está localizado a Pedra do Frade, em direção à Roça Grande, em Imbituba. Anita Garibaldi teve seu batismo de fogo na Enseada de Imbituba, em 4 de novembro de 1839, em um local próximo.
Além de homenagear a República Catarinense, o evento comemorativo também busca promover o desenvolvimento turístico e cultural, além de preservar a história da região.