• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Estiagem no AP: município de Tartarugalzinho recebe repasse de R$ 458 mil do Governo Federal


Iniciativa visa impulsionar produção de cacau no Amapá, com foco em tecnologia e agroindústria No ano passado, Tartarugalzinho passou por intenso período de seca
Ascom/Prefetura de Tartarugazinho
O município de Tartarugalzinho, localizado na região central do estado do Amapá, é o primeiro a receber um repasse de R$ 458.927 do Governo Federal, para ações da defesa civil devido à situação de emergência em que o estado se encontra por conta do período de estiagem.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O repasse do valor foi autorizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, na quarta-feira (6) na busca de amenizar as consequências causadas pela mudança climática.
Veja a portaria de reconhecimento do estado de emergência
Além da forte estiagem que atinge o município de Tartarugalzinho, o local sofre consequências anormais devido a coincidência com os fenômenos El niño e La ninã, que geram mudanças nos oceanos, resultando na mudança climática que atinge o norte.
Uma dessas consequências climáticas no município que recebeu o auxílio do Governo Federal, foi o redemoinho de vento que aconteceu no mês de outubro.
O ministro da integração e desenvolvimento regional, Waldez Góes, reforçou ainda as salas de emergência montadas no estado e o apoio do Governo Federal aos municípios.
“Nunca tivemos uma estiagem tão desafiadora. […] Isso quer dizer que o Governo Federal está amplamente mobilizado com suas instituições para atender as áreas afetadas e suas populações”, disse.
Os outros 15 municípios do Amapá também tiveram o estado de emergência reconhecido através de portaria e devem solicitar os recursos de imediato
Como solicitar recursos?
As solicitações devem ser realizadas pelos respectivos municípios através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), conforme as informações no plano de trabalho, da equipe técnica de Defesa Civil Nacional, que avaliará as metas e valores solicitados pelos municípios.
Após a aprovação, uma portaria será publicada no Diário Oficial da União (DOU) com o valor disponibilizado após a análise.
O MIDR, destacou que a Defesa Civil Nacional oferece ainda diversos cursos à distância para que agentes municipais e estaduais de defesa civil se qualifiquem para o uso do S2iD, que objetiva capacitá-los nas três esferas de governo.
Veja Também:
Estiagem no Amapá: governo federal reconhece estado de emergência nos 16 municípios
Redemoinho no interior do Amapá foi causado por altas temperaturas, diz especialista
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.