Uma pequena cidade dos Estados Unidos emitiu um alerta para a população nesta quinta-feira (7), após mais de 40 macacos escaparem de um centro de pesquisa. A polícia de Yemassee, no Condado de Beaufort, na Carolina do Sul, esta em um tipo de caçada para recuperar os animais.
Conforme as autoridades, os fugitivos são da espécie Rhesus e escaparam da Alpha Genesis, empresa especializada em pesquisa biomédica com primatas.
De acordo com a NBC News, os macacos que escaparam formam um grupo de fêmeas que nunca foram usadas para testes. Um porta-voz da Alpha Genesis confirmou à polícia que os animais “são muito jovens para carregar doenças”.
“A Alpha Genesis está atualmente de olho nos primatas e está trabalhando para atraí-los com comida”, disse a polícia na tarde desta quinta-feira (7).
Além disso, as autoridades comunicaram que foram instaladas armadilhas e os agentes estão equipados com câmeras térmicas para tentar recapturar os animais.
“Moradores são fortemente aconselhados a manter portas e janelas trancadas para evitar que esses animais entrem em suas casas”, informou o Departamento do Xerife de Yemassee em uma declaração.
Empresa realiza testes clínicos nos macacos
Conforme a mídia local, a empresa trabalha com primatas para realizar testes clínicos, incluindo tratamentos para doenças cerebrais, e afirma ter “uma das maiores e mais abrangentes instalações para primatas não humanos, projetada especificamente para macacos, nos Estados Unidos”.
A empresa garantiu um contrato com o governo federal para administrar uma colônia de 3.5 mil macacos na Ilha Morgan, na costa da Carolina do Sul, também conhecida como Ilha dos Macacos.