O Aeródromo Público de São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense, foi liberado para operações. O espaço passou por um período de interdição e precisou realizar uma reestruturação para receber aval de funcionamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Durante o período de suspensão das operações, a Prefeitura de São Francisco do Sul realizou diversas ações para atender às exigências impostas pela Anac e pelo Comaer (Comando da Aeronáutica), como a contratação de uma empresa especializada para auxiliar na regularização.
O processo de desinterdição também incluiu a atualização de documentos, organização de manuais operacionais, elaboração de sinalizações horizontais e verticais e a submissão de relatórios técnicos para aprovação das autoridades reguladoras.
Segundo o prefeito, Godofredo Gomes Moreira Filho, a liberação do aeródromo marca uma importante vitória para a cidade. “Atingimos nosso objetivo após um trabalho intenso e comprometido. Desde que assumimos, identificamos a importância de retomar as operações do aeródromo e dedicamos esforços para corrigir toda a documentação e realizar as sinalizações exigidas, sempre respeitando os prazos dos trâmites com os órgãos competentes”, afirmou.
Ainda que tenha obtido a liberação, a prefeitura afirma que continuará com os trabalhos para assegurar a qualidade e a segurança das operações no Aeródromo de São Francisco do Sul, permitindo que o local atenda às demandas de maneira adequada.