A chuva atingiu diversas cidades do Norte e Planalto Norte catarinense nesta quinta-feira (7). Porém, algumas, como São Bento do Sul, sofreram com maiores estragos. No município, 25 famílias estão desalojadas e foram registrados deslizamentos de barranco e alagamentos em ruas e casas.
Jéssica Santos da Costa e a família foram atingidos pela chuva na cidade. Na residência, no bairro 25 de Julho, moravam cinco pessoas. “Era umas 7h, estava quase levantando para levar meu filho para a escola. Escutei uns barulhos, mas achei que eram os gatos”, relembra a dona de casa. Porém, quando a moradora abriu a janela da sala de casa, já viu o barranco chegando próximo à casa.
“Já comecei a me desesperar. Liguei para o meu marido, que estava trabalhando e falei: ‘venha para casa, que vai vir o barranco todo para baixo’”, conta.
A lama chegou a entrar na residência, mas, apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. A família agora recebe o apoio da Prefeitura de São Bento do Sul e da Defesa Civil, que avalia os danos ao imóvel.
A família já começou a limpar a casa, para evitar que a lama estrague móveis e outros objetos. “Triste recomeçar tudo de volta”, disse Jéssica.
Veja fotos da chuva em São Bento do Sul
Chuva deve continuar
A região Norte do Estado segue em alerta para a possibilidade de grande volume de chuva. Em São Bento do Sul, moradores do bairro mais atingido, o Serra Alta, são orientados a voltar às casas apenas a partir desta sexta-feira (7).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Vilmar Kravec, é possível que a chuva forte que atinge o Oeste do Estado chegue a São Bento do Sul.
No momento, equipes de Defesa Civil estão distribuindo kits de limpeza para as famílias afetadas pela enxurrada. Um abrigo também foi montado para receber as pessoas que não tiverem para onde ir, mas até o momento os desalojados optaram por ficar na casa de familiares.