A forte chuva que atinge Santa Catarina nesta quinta-feira (7) tem causado estragos em cidades do Norte do Estado, como Schroeder, Corupá e Jaraguá do Sul. Além dos alagamentos, a elevação do nível dos rios e deslizamentos de terra têm gerado diversas ocorrências, que estão sendo atendidas pelas autoridades locais.
Chuva no Norte de SC causa estragos
Córrego transborda e invade residência em Schroeder
Em Schroeder, a chuva provocou alagamentos na área central e o transbordamento de um córrego, que invadiu a varanda e a área externa de uma casa no bairro Schroeder I. A Secretaria de Obras do município informou que equipes estão nas ruas, utilizando máquinas e caminhões para monitorar a situação e realizar ações emergenciais para minimizar os danos.
Nível dos rios é monitorado em Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil contabilizou um alto volume de chuva nas últimas oito horas, ultrapassando os 104,8 mm. Devido às condições adversas, ao menos dez ocorrências foram registradas, incluindo três deslizamentos de terra em bairros como Amizade, Nereu Ramos e Santa Luzia; quedas de árvores no Rio Molha e Chico de Paula; alagamentos em Santa Luzia e Rio da Luz; entupimento de drenagem em Jaraguá Esquerdo; e enxurrada em Águas Claras.
A Defesa Civil também monitora o nível dos rios. Em menos de duas horas, o rio Itapocu na Ponte Via Verde (Figueira) teve o maior crescimento, com um aumento de 0,97m, seguido pelo rio Itapocuzinho (João Pessoa) e o rio Jaraguá (Barra do Rio Molha), com aumento de 0,75m e 0,70m, respectivamente.
Aulas canceladas em Corupá
Após reunião emergencial nesta manhã, a Prefeitura de Corupá decidiu suspender as aulas nos períodos da tarde e noite em todas as unidades escolares do município. A decisão foi tomada em função do volume elevado de chuva e das dificuldades enfrentadas no transporte escolar, colocando em risco a segurança dos estudantes.
O expediente nos centros de educação infantil, até o momento, segue em funcionamento normal. No entanto, a prefeitura facultou aos pais a decisão de levar ou não seus filhos às creches, considerando as condições climáticas.
Para os alunos que já estão nas escolas, a orientação é que, caso haja dificuldades no retorno seguro as suas localidades, eles permaneçam nas unidades escolares até que as condições do tempo melhorem e o transporte possa ser realizado de forma segura.
Em caso de dúvidas, os responsáveis podem entrar em contato diretamente com as escolas onde os alunos estão matriculados para obter mais informações.