Foi aprovado na noite desta quarta-feira (6) o projeto de resolução que aumenta o número de assessores parlamentares na Câmara de Vereadores de Joinville. Agora, cada vereador terá direito a nove servidores.
A mudança passa a valer em 2025, portanto, apenas os parlamentares da próxima legislatura poderão dispor de mais assessores. Ao todo, 19 novos cargos serão criados, caso todos os membros do Legislativo preencham todas as vagas.
O projeto foi aprovado com 11 votos favoráveis e cinco contra. Dos parlamentares contra a proposta, dois, curiosamente, constavam como coautores do projeto: Ana Lúcia Martins (PT) e Érico Vinícius (NOVO).
Segundo Ana Lúcia, após a apresentação da proposta, houve uma reavaliação. “Nós fizemos a solicitação da retirada da assinatura do projeto porque avaliamos melhor a proposta e também por orientação do partido”, afirmou a vereadora ao portal ND Mais.
A reportagem também procurou a assessoria do vereador Érico Vinícius para comentar a mudança com relação ao projeto. Até a publicação desta notícia, porém, não houve retorno.
Veja como votou cada um dos vereadores
- Adilson Girardi (MDB): SIM
- Alisson (NOVO): NÃO
- Ana Lúcia Martins (PT): NÃO
- Cassiano Ucker (PL): SIM
- Claudio Aragão (MDB): SIM
- Érico Vinícius (NOVO): NÃO
- Henrique Deckmann (MDB): SIM
- Kiko do Restaurante (PSD): SIM
- Lucas Souza (Republicanos): SIM
- Luiz Carlos Sales (PRD): NÃO
- Nado (PSD): SIM
- Neto Petters (NOVO): NÃO
- Pastor Ascendino Batista (PSD): SIM
- Pelé (MDB): SIM
- Tânia Larson (UNIÃO): SIM
- Willian Tonezi (PL): SIM
Qual a justificativa dos vereadores para a criação dos cargos?
Na justificativa apresentada junto ao projeto de resolução, os vereadores argumentaram que houve “acréscimo significativo das demandas da comunidade, recepcionadas diariamente pelos parlamentares e assessores”.
De acordo com os parlamentares, a Câmara de Vereadores de Joinville processa mais de 100 mil proposições e, por conta disso, há “visível necessidade de adequação do quadro de assessoria parlamentar.