Conforme a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a massagem linfática ajuda a eliminar toxinas e líquidos, aumenta a absorção de nutrientes e melhora as condições de absorção intestinal. O ideal é realizar o procedimento com profissionais qualificados, mas é possível realizar uma versão mais simples da manobra em casa.
A massagem atua no sistema linfático, uma rede de vasos responsáveis por levar o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa) para a corrente sanguínea. Contudo, o processo de chegada dos fluidos é mais intenso que o da saída.
Essa diferença de intensidade causa o excesso de líquido entre as células, que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos. Portanto, o fluido dos tecidos que não volta aos vãos sanguíneos é drenado de volta e causa a sensação de inchaço.
Por meio de manobras que imitam o bombeamento fisiológico, a massagem linfática atua aumentado a velocidade dos fluidos nos vasos para evitar o acúmulo entre as células.
A SBD alerta que movimentos muito fortes, que causam dor, não são recomendados, pelo contrário, prejudicam ainda mais o organismo. Sendo assim, as técnicas devem ser realizadas de forma leve, superficial, branda e agradável.
Como fazer a massagem linfática no abdômen em 18 minutos:
- Comece fazendo movimentos circulares com os dedos sobre o esterno, osso que fica antes do peito, entre a clavícula e as costelas superiores. Massageie também acima, abaixo e nas laterais do umbigo.
- Retire a gordura debaixo ventre com os dedos e a mova rapidamente, tentando aquecer a região, passando de um lado a outro da barriga.
- Continue a massagem descendo das costelas até a parte inferior do abdômen e da cintura para frente.
- Faça movimentos ascendentes, de baixo para cima do umbigo para drenar a gordura da lateral do coração.
- Repita todo o processo.