• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEOS: Chuva causa enxurrada e inundações e pessoas são retiradas de casas em SC

As chuvas intensas que atingiram a região Oeste de Santa Catarina, entre a noite da quarta-feira (6) e a madrugada desta quinta-feira (7), causaram inundações em áreas vulneráveis de São Domingos.

idosa sendo retirada de casa em meio a inundações

Uma idosa de 72 anos foi retirada de casa na rua Rui Barbosa. – Foto: Divulgação/ND

Uma enxurrada elevou o nível do rio de forma abrupta, aumentando o risco de desastres naturais, com destaque para atendimentos nas ruas Santa Maria e Rui Barbosa.

informações do coordenador regional de proteção e Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, até a manhã desta quinta-feira (7) foram contabilizadas 20 casas afetadas diretamente pela enchente, além de quatro ruas interditadas.

“A Defesa Civil está em constante monitoramento da situação, oferecendo suporte ao município para minimizar os impactos e garantir a segurança da população”, destaca Peri.

Os bairros São José, Ari Bortoli, Centro e Linha Santo Antônio estão entre as áreas mais impactadas. “As equipes da Defesa Civil local continuam atuando nesses pontos críticos para garantir a segurança dos moradores e reduzir os danos causados pelas inundações”, pontua o coordenador.

Pessoas foram retiradas de áreas de inundações

Desde o início das ocorrências, por volta das 22h50, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou seis atendimentos de emergência, incluindo o resgate de 16 pessoas e animais em áreas alagadas.

Uma idosa de 73 anos foi retirada de casa no meio de inundações na rua Rui Barbosa, no bairro São José. (Veja o vídeo abaixo) Duas dessas pessoas foram encaminhadas ao pronto-socorro local para avaliação médica.


Chuva forte causou enxurrada e inundações em São Domingos. – Vídeo: Divulgação/ND

Apesar do bloqueio temporário dos acessos a um bairro, o tráfego foi rapidamente restabelecido, e equipes permanecem em alerta para atender novas demandas. Em paralelo, abrigos foram preparados para receber possíveis desalojados, mas, até agora, as famílias afetadas têm encontrado apoio em casas de parentes e amigos.

“Em resposta ao cenário de risco, o Grupo de Ações Coordenadas foi ativado pela Defesa Civil Municipal para gerenciar a situação e oferecer apoio logístico”, destaca Peri.

Entre 23h00 e 01h30min, devido ao intenso volume de precipitação em um curto período, também foram registrados alagamentos em Abelardo Luz.

Chuva forte causou enxurrada e inundações em São Domingos. – Vídeo: Divulgação/ND

Chuva forte causou enxurrada e inundações em São Domingos. – Vídeo: Divulgação/ND

Chuva forte causou enxurrada e inundações em São Domingos. – Vídeo: Divulgação/ND

Chuva causa alagamento em Itapiranga

No município de Itapiranga, no Extremo-Oeste do estado, alagamentos foram registrados na Rua da Matriz, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros Militar informa que foi acionado por volta das 19h55 da quarta-feira.

No local, o porão de uma casa de dois pavimentos estava alagado. A água retornava pelo ralo da residência, a qual foi retirada com ajuda de moto bomba. Não houve registro de desabrigados no município.

Em Itapiranga houve registro de alagamentos. – Vídeo: Divulgação/ND

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil de SC divulgou, ainda na tarde da quarta-feira, um alerta meteorológico sobre as chuvas no Oeste do Estado. Conforme o aviso, havia condições para pancadas de chuva e temporais, que atingiram principalmente as áreas de divisa com o RS.

Essas condições se estenderam também pela madrugada da quinta-feira, com risco moderado a pontualmente alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores.

Orientações em casos de desastres naturais

  • Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes, destaca a Defesa Civil.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.