Antes de morrer, os gatos costumam apresentar um comportamento diferente, como se dissessem para seus tutores que estão prestes a partir. Os sinais de despedida foram apontados por um médico veterinário nas redes sociais, para ajudar os cuidadores a se prepararem para dizer adeus aos seus pets.
Diferente dos cachorros, os felinos possuem um jeito diferente de lidar com seus últimos momentos de vida. Mas com atenção, é possível identificar as mudanças.
Sinais de que os gatos estão se despedindo
Perda de apetite e falta de limpeza
Animais conhecidos por ter uma alimentação exigente, os felinos tendem a deixar de comer completamente em seus últimos dias de vida. Isso pode ser notado pela perda de peso.
A higiene dos gatos é outro ponto conhecido, pois sempre estão se limpando. Ao notar que o pet parou de fazer sua limpeza cotidiana, pode ser é um sinal de sua partida.
Alteração na respiração e temperatura
Conforme o profissional no canal do YouTube Veterinario Gratis, um dos primeiros sinais apresentados pelos gatos que estão prestes a partir é a mudança no ritmo da respiração.
A frequência cardíaca normal de um gato varia de 20 a 42 respirações por minuto. Contudo, caso perceber que o pet está respirando de foram irregular, isso pode indicar problemas graves, que podem levá-lo à óbito.
A temperatura corporal do animal é outro ponto abordado pelo veterinário, que pode cair dos habituais 37-38 graus para menos de 36 graus em algumas situações.
Carinhos e sinais de afeto
Alguns felinos, ao sentir que está chegando a hora de sua partida, buscam a companhia de seus tutores e se tornam ainda mais carinhosos. O comportamento reflete o vínculo que compartilham com seus humanos, demonstrando o carinho que sentem por eles antes de partir.
Busca por isolamento e refúgio
Ao sentir que estão próximos da morte, a maioria dos gatos passam a se esconder, procurando refúgio em locais isolados. Conforme o médico veterinário, o comportamento corresponde ao seu instinto de proteção contra possíveis predadores, mesmo que estejam em um lar seguro.
O último adeus
Na publicação no canal do Veterinario Gratis, o profissional explica que cada pet é diferente e, apesar dos sinais que indiquem sua partida, nem todos costumam agir do mesmo jeito.
Enquanto alguns procuram ficar perto de seus tutores, outros gostam de ficar sozinhos. Com isso, é importante ficar atento aos sinais e respeitar o espaço do felino, dando todo o amor e carinho em seus últimos momentos.