Até outubro, 29 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito na cidade; motociclistas lideram as estatísticas. Cresce o número de mortes no trânsito em Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
O número de mortes em acidentes no trânsito em Araçatuba (SP), nos últimos dez meses deste ano, superou em 16% o total de óbitos no trânsito ao longo dos 12 meses de 2023 .
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com os dados divulgados pelo portal Infosiga do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), 29 pessoas perderam a vida em acidentes nas ruas do município, até outubro deste ano.
Em todo o ano de 2023, Araçatuba contabilizou 25 mortes no trânsito.
Os motociclistas lideram a estatística: representam 42% das vítimas fatais. Entre carros de passeio, 17% dos acidentes terminaram com morte de motorista ou de ocupantes.
Outro número que chama a atenção: pessoas do sexo masculino são a grande maioria das vítimas do trânsito em Araçatuba. Do total registrado até outubro, 24 óbitos foram de homens.
Vítima fatais
A morte mais recente na cidade ocorreu no dia 23 de outubro. Leandro Martins, 42 anos, pilotava uma moto pela rua dos Fundadores, quando foi atingido de frente por outro motociclista que tentava escapar de uma abordagem de guardas municipais.
Leandro Martins, de 42 anos, vítima fatal do trânsito em Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
A Rua dos Fundadores concentra a maior quantidade de acidentes nas estatísticas de Araçatuba. Até o mês passado, já foram registrados 42 acidentes na via.
Um dia antes, em 22 de outubro, uma mulher também perdeu a vida, quando a moto em que ela pilotava foi fechada por um carro, no bairro Guanabara. Ao cair no chão, a vítima acabou atropelada. A motociclista chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O acidente foi registrado por uma câmera de segurança do local.
Carro derruba mulher que pilotava moto, em acidente fatal no bairro Guanabara: motociclistas são a maioria das vítimas
Reprodução/Câmera de segurança
Aumento de frota
Cresce frota de motocicletas em Araçatuba (SP)
Reprodução / TV TEM
Um levantamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana apontou que, de 2022 a 2023, foram cadastradas 920 novas motocicletas na base de dados de veículos de Araçatuba.
À TV TEM, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Osni Caldeira, explicou que com o aumento da frota de motocicletas, consequentemente, o número de acidentes é maior e, em alguns casos, com vítimas fatais.
Araçatuba registra aumento nas mortes por acidente no trânsito em 2024
Para ele, a falha humana é uma das principais causa:
“Os motoristas se distraem. Vão mudar de faixa de direção e não percebem outro veículo na mesma via, ocasionando a batida”, diz o secretário.
O desrespeito à sinalização, principalmente de parada obrigatória em cruzamentos, também gera muitas ocorrências.
“As pessoas não param no cruzamento. Dão aquela olhada rápida, seguem em frente e é neste momento que acontece a batida”, finaliza Osni.
Para tentar reduzir os dados, a Secretaria realiza cursos de direção defensiva destinados aos condutores de motos, especialmente os que integram frotas de empresas privadas. O curso dura um dia; os interessados devem procurar o órgão e fazer o agendamento.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.