O nascimento de um filhote de elefante nesta segunda-feira (4) foi celebrado pelas autoridades da Indonésia. O animal, que nasceu no Parque Nacional Way Kambas, pertence a uma espécie de elefante que atualmente corre risco extremo de extinção.
Filhote de elefante nasce na Indonésia
O nascimento do filhote renovou a esperança nos esforços de conservação do elefante-de-sumatra, que está criticamente ameaçado de extinção, restando cerca 2.800 indivíduos no mundo, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza.
Com 104 kg, a fêmea nasceu no parque turístico natural Buluh Cina, na ilha ocidental de Sumatra, localizada na Indonésia.
Em entrevista à agência de notícias Agence France-Presse, Genman Suhefti Hasibuan, chefe da agência de conservação do parque, comentou que a filhote de elefante está saudável e procura ativamente o leite da mãe.
Espécie de elefante está ameaçada de extinção
O elefante-de-sumatra está ameaçado pela caça ilegal desenfreada por suas presas, valorizadas no comércio ilegal de animais selvagens.
O arquipélago onde ocorreu o nascimento enfrenta uma batalha contínua em relação a crimes contra a vida selvagem, com diversos casos de envenenamento de elefantes relatados nos últimos anos.
O desmatamento também reduziu o habitat natural desses animais, contribuindo mais ainda para a diminuição de integrantes da espécie, e os colocou em conflito crescente com os humanos.