Um morador de Porto Alegre levou sua insatisfação com o aplicativo de encontros Tinder ao Procon da cidade. Ele alegou não ter conseguido marcar encontros, apesar de usar a versão paga do serviço há quatro anos.
A reclamação foi formalizada em outubro deste ano, conforme informado pelo diretor do Procon do município, Rafael Gonçalves. O consumidor afirmou que, mesmo impulsionando seu perfil com o “Tinder Boost”, não obteve sucesso em marcar encontros.
Após denunciar Tinder no Procon, plataforma ainda não se pronunciou oficialmente
O “Tinder Boost” é um recurso pago que promete aumentar as chances de “matches” — interações entre perfis com interesses em comum. No entanto, apesar de aumentar as possibilidades ao dar maior visibilidade do perfil na região, não há garantia que o usuário vá conseguir “matches”.
O Procon busca esclarecimentos da empresa sobre o funcionamento do recurso, questionando se é possível comprovar que o perfil do assinante foi, de fato, impulsionado.
Apesar da insatisfação do usuário, a avaliação inicial do Procon é de que o pagamento pelo impulsionamento do perfil não assegura que o consumidor consiga marcar encontros. O órgão explica que impulsionar o perfil no aplicativo apenas aumenta as chances de interações.
O episódio viralizou nas redes sociais e o caso rapidamente foi alvo de comentários. No X (antigo Twitter), alguns usuários brincaram com a situação.
“Não julgo. Faria o mesmo”, diz uma seguidora. Outros alegavam que o homem exagerou na denúncia. “Só restou uma dúvida: a culpa é do aplicativo ou dele?”, brincou outro usuário.
Segundo o Procon do Rio Grande do Sul, a plataforma foi notificada e tem até o dia 7 de novembro para se manifestar sobre a queixa. O Tinder ainda não se manifestou.