Material será usado para pesquisas sobre reprodução e comportamento dos animais da espécie limão. Campanha incentiva envio de registros de tubarões em Fernando de Noronha
Com o início do período reprodutivo dos tubarões da espécie limão, entre novembro e janeiro, é mais fácil avistar filhotes e animais adultos em Fernando de Noronha. Por isso, o Projeto Tubarões e Raias começou uma campanha para receber registros produzidos por moradores e visitantes da ilha.
Imagens recebidas pelo g1 mostram um animal nadando próximo à costa (veja vídeo acima). A campanha tem como objetivo monitorar os tubarões-limão nas praias mais frequentadas da ilha, além de ajudar nas pesquisas sobre a espécie.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
“Com esse monitoramento diário, queremos descobrir exatamente quando os filhotes da espécie começam a nascer. O tubarão-limão utiliza águas bem rasas como áreas de berçário, onde permanecem até provavelmente completarem um ano de idade”, explicou a pesquisadora Universidade de São Paulo (USP), Bianca Rangel, que também é coordenadora do Projeto Tubarões e Raias.
Segundo a entidade, os animais maiores geralmente são avistados junto aos cardumes de sardinha, principalmente entre as praias do Americano e do Sancho.
Com os vídeos, os pesquisadores vão analisar as características de cada animal, o comportamento e a interação entre os tubarões e as pessoas.
“Sabemos que, nestas regiões e nesta época do ano, temos grandes ondas e muita sardinha nas praias. As pessoas interagem mais com os tubarões. Queremos entender o comportamento dos tubarões nestes momentos e fornecer evidências científicas para que possamos ajudar a evitar acidentes com esses animais”, disse Bianca Rangel.
A contribuição é uma oportunidade obter material por outros ângulos e ampliar a pesquisa com participação popular.
“Ter pessoas todos os dias em diversos lugares monitorando os tubarões é algo preciosíssimo. Não conseguimos estar em campo todos os dias e o tempo todo”, avaliou a pesquisadora.
Filhotes são monitorados para pesquisa
Ana Clara Marinho/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Tubarão-tigre marcado para estudo em Noronha migra mais de 2 mil km e vai para a Bahia
Expedição captura e monitora 38 tubarões em Fernando de Noronha
Ciência Cidadã
A campanha faz parte projeto Ciência Cidadã, que incentiva a participação da população nas ações de pesquisa e preservação do meio ambiente.
Os registros podem ser feitos por celular, câmera subaquática ou drone. As fotos e imagens podem ser enviadas para o Instagram do projeto ou para o e-mail [email protected].
Além dos registros, os pesquisadores também irão realizar capturas científicas para marcação e coleta de amostras dos tubarões e avaliar o comportamento com uso de drones nas praias usadas como berçário.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
: