A Via Láctea, nossa galáxia, tem um grande buraco negro enorme bem no centro. Sagitário A* é uma das maiores descobertas da astronomia. Mas, por estar tão próximo de casa, fica o temor: será que ele não pode “engolir” nossa galáxia?
Mais sobre buraco negro na Via Láctea
O Sagitário A* é gigantesco. Estima-se que a massa dele é de 4,3 milhões de vezes a do Sol. e ele mede 23,5 milhões de quilômetros de diâmetro. É enorme – mas muito pequeno, comparado a Via Láctea.
Ele é perigoso?
Embora grande, o buraco negro Sagitário A* não é perigoso. Ele está dormente e não deve “sugar” toda a Via Láctea.
Na verdade, boa parte das galáxias espirais e elípticas têm um buraco negro no centro. Estima-se que ele cria a órbita da galáxia, mas a maioria costuma ser dormente. Ocasionalmente, absorve algo de matéria e emite raios-X detectáveis.
Mas a Terra está muito longe do Sagitário A* e não chegará perto o suficiente para ser absorvida. Na verdade, se a distância que temos entre ele fosse igual a que temos do sol, ainda não seria suficiente.
Pelo buraco negro estar adormecido, seria necessário praticamente um choque direto com esse buraco para ser absorvido. Não se acredita que, nos próximos 4 bilhões de ano, a Terra vá ser “comida” por um deles!
We finally have the first look at our Milky Way black hole, Sagittarius A*. It’s the dawn of a new era of black hole physics. Credit: EHT Collaboration. #OurBlackHole #SgrABlackHole
Link: https://t.co/Ax7ECRVg8A pic.twitter.com/LRWizSYOy9— Event Horizon ‘Scope (@ehtelescope) May 12, 2022