A vitamina D, conhecida como “vitamina do sol”, é fundamental para várias funções do nosso corpo, incluindo a redução da inflamação e a manutenção da saúde óssea e imunológica.
O corpo sintetiza a vitamina D quando a pele é exposta à luz solar. Entretanto, existem fatores como a localização geográfica e a sazonalidade podem influenciar os níveis de vitamina D.
Alguns alimentos contém naturalmente esse mineral ou são fortificados com ele. Mesmo assim, muitas pessoas não atingem os níveis suficientes e optam por suplementos para suprir a deficiência.
Em que momento do dia é melhor tomar a vitamina D?
Segundo um estudo realizado por Melissa Nives, membro do Conselho de Especialistas Médicos da Universidade de Porto Rico, tomar vitamina D pela manhã pode ser mais benéfico pela manhã que à noite.
Assim, tomá-la à noite pode interferir na produção de melatonina, o hormônio que ajuda as pessoas a adormecer. Esse mineral e a melatonina funcionam de maneira oposta: enquanto a exposição ao sol aumenta os níveis desse mineral, ele influencia a regulação da melatonina.
Os níveis desse mineral também parecem afetar a qualidade do sono. Quando estão baixos, o sono pode ser mais curto e menos repousante.
Embora esse mineral seja absorvido pelo corpo em 24 horas, os níveis mais altos no corpo geralmente são atingidos de 7 a 14 dias após o início da suplementação.
São necessárias mais pesquisas sobre como esse mineral afeta a melhor hora do dia para tomá-lo.