• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

BH estuda implementar motofaixa em avenida


A Superintendência de Mobilidade do Município enviou um documento para o Ministério dos Transportes para entender as regulamentações federais sobre o tema. Prefeitura de BH consulta Ministério dos Transportes sobre motofaixas
Belo Horizonte estuda a possibilidade de implementação de uma motofaixa. A TV Globo teve acesso com exclusividade a um ofício enviado pela prefeitura, por meio da Superintendência de Mobilidade do Município, para o Ministério dos Transportes solicitando informações sobre as regulamentações para a aplicação da medida.
Segundo o Executivo, a instalação ainda está em fase de estudos, e a faixa seria implantada em uma avenida, que não foi especificada.
Em nota, o Ministério dos Transportes informou que o estudo local para avaliar a implantação da motofaixa exclusiva é realizado pelo município. Disse, ainda, que a autorização para a instalação, em caráter de teste, é concedida mediante a publicação de portaria específica. Atualmente, não há regulamentação pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o tema.
A pasta também afirmou que será elaborada a avaliação técnica acerca do estudo após a finalização do período de avaliação, em 2025, quando receberá todos os relatórios referentes ao monitoramento da sinalização.
A “motofaixa” ou “faixa azul” é uma experiência de trânsito que já acontece na cidade de São Paulo (leia mais abaixo). A ideia é uma faixa exclusiva para motocicletas à esquerda da pista, permitindo que os condutores trafeguem com mais segurança e reduzindo o risco de acidentes.
Em Belo Horizonte, a possível implementação está em fase de análise de vias e consulta a especialistas em segurança viária.
Medida já utilizada em São Paulo
Motociclista trafega em motofaixa no trânsito de São Paulo (SP) nesta segunda-feira (8)
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Na capital paulista, a motofaixa foi implantada em projeto piloto em um trecho da Avenida 23 de Maio e, após um ano de funcionamento, não houve registros de acidentes com mortes no trecho.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, também houve redução das médias de lentidão em aproximadamente 15%, indicando que o novo espaço também gera mais agilidade no trânsito.
Após o uso da faixa azul na Avenida 23 de Maio, a prefeitura iniciou obras em outras quatro vias para a instalação de novas motofaixas.
Faixa Azul exclusiva para motos em SP
Arquivo Pessoal/Aldieres Batista
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.