Campanha segue até 31 de maio nos postos de saúde para cerca de 270 mil pessoas. Vacina trivalente tem formulação eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Grupos prioritários recebem vacina contra gripe em Ribeirão Preto, SP
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto (SP) espera imunizar contra a gripe 243 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até o fim de maio. O número representa 90% do total de 270 mil aptas a receberem a dose do imunizante.
Em 2023, a vacina aplicada é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. Ela tem formulação eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus Influenza.
A campanha começou na segunda-feira (10) e vai até 31 de maio para os seguintes grupos:
Idosos com 60 anos ou mais
Trabalhadores da saúde
Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias
Gestantes
Puérperas
Povos e comunidades tradicionais quilombolas, indígenas
Professores
Pessoas com comorbidades
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
Passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
Forças de salvamento e segurança
Forças armadas
Funcionários do sistema prisional
Detentos
Adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas
Procura pela vacinação contra a gripe aparenta estar baixa em Ribeirão Preto, SP, segundo Secretaria Municipal da Saúde
Reprodução EPTV
Proteção
Mesmo sob chuva na sexta-feira (14), o aposentado José Rodrigues, de 70 anos, foi até o posto de saúde do Jardim Castelo Branco, na zona Leste, para se vacinar. O idoso afirma que desde que começou a tomar a vacina, não ficou mais gripado.
“A vacina é prevenção contra muitas doenças. Não tem que ter medo de tomar vacina. Tem que tomar correndo porque as doenças que a vacina cobre são as mais perigosas e precisamos da proteção”, diz.
O medo da picada da agulha não impediu o pequeno Davi, de 3 anos, de tomar a dose. A mãe, Jane de Lima, acredita que o único modo de manter o filho protegido é com a deixando a carteirinha em dia.
“É saúde. Muitas das crianças adoecem por falta de vacina. Eles estando vacinados, ficam protegidos”, afirma.
Ribeirão Preto, SP, inicia aplicação de doses contra vírus Influenza
Reprodução EPTV
Onde ser vacinado
Em Ribeirão Preto, 37 postos de vacinação funcionam com equipes treinadas para atender a população (clique aqui para ver a lista com os endereços).
De acordo com Mayra Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização, a procura na primeira semana foi menor do que nos anos anteriores.
“Todos os anos tem uma dificuldade muito grande de alcançar as coberturas vacinais, especialmente em crianças. Nos outros anos, a gente percebia que idosos iam rapidamente receber as doses, mas percebemos um movimento muito fraco nesses dias”.
Ainda de acordo com Mayra, quanto maior for a cobertura vacinal, menores são as chances do surgimento de complicações pela doença e internações hospitalares.
“Estamos chegando no período de alta transmissão da Influenza, onde temos maiores casos e maior gravidade da doença, principalmente nos grupos prioritários. É muito importante que as pessoas se vacinem nesse momento para que a gente impeça que tenha uma elevação nesse número de casos de internação e óbitos.”
Crianças de 6 meses até 5 anos também são consideradas como grupo prioritário
Reprodução EPTV
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região