• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bolinho de goma artesanal movimenta a economia familiar em Maragogi, AL


Iguaria já é tradição no estado e encanta visitantes pelo sabor e delicadeza. Bolinho de goma é uma das iguarias mais procuradas em Maragogi
Reprodução/TV Gazeta
Quem vai a Maragogi, no litoral Norte de Alagoas, além das belezas naturais, pode se deliciar também com as iguarias da gastronomia local. Uma delas são os famosos sequilhos, ou bolinhos de goma, como são conhecidos na região. Gilka Mafra e a equipe do Isso é Alagoas foi até lá mostrar como funciona a linha de produção da culinarista mais antiga da cidade, a Tia Marlene.
Há 40 anos ela trabalha na produção dos bolinhos de goma. Aprendeu com a mãe e mantém até hoje a receita de sucesso, uma mistura que leva leite de coco, margarina, açúcar, sal e amido de milho. Com a massa pronta, ela faz os bolinhos, divide em 20 bandejas e leva para assar no forno por cerca de uma hora.
Hoje em dia a produção segue uma linha quase industrial, já que utiliza equipamentos profissionais. Mas os bolinhos ainda são moldados de forma artesanal, nas mãos de outras mulheres, que fazem bolas, conchas, enfeitam com cortes de tesoura e até recheiam. Tudo muito simples no espaço montado em casa, no povoado São Bento. Mas nem sempre foi assim.
“Eu aprendi com a minha mãe, mas ela fazia não para venda, na época ela não trabalhava para venda. Ela fazia para o cafezinho da tarde. Antes era só consumo próprio”, relembra a culinarista.
O sucesso chegou por causa da insistência da Tia Marlene e da necessidade de ter uma renda para manter a casa e a família.
“Comecei vendendo de porta em porta, nas praias também. Levava em sacolas. Hoje os clientes que me procuram e eu não saio mais para as praias. O conhecimento hoje é grande, não tenho nem palavras para agradecer”, diz dona Marlene emocionada.
Bolinhos são moldados em diferentes formatos
Reprodução/TV Gazeta
Com a expansão do turismo na região, os bolinhos da Tia Marlene ficaram ainda mais famosos e atravessaram fronteiras. Muitos turistas chegam no local e já procuram pela delícia. O produto pode ser encontrado em pontos comerciais da cidade.
Produção é artesanal e conta com a participação da família
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.