• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Rio Juruá tem vazante de 10 centímetros, mas quatro famílias estão em aluguel social em Cruzeiro do Sul


Manancial chegou a 13,56 metros em medição feita na manhã deste sábado (15). No total, já são 28 mil pessoas atingidas no município. Rio Juruá ultrapassou a cota de transbordo, que é de 13 metros, em Cruzeiro do Sul
Rayza Lima/Rede Amazônica
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, apresentou vazante de 10 centímetros neste sábado (15) e chegou à marca de 13,56 metros em medição feita pela Defesa Civil do município do interior do Acre.
O manancial apresentava aumento do nível desde às 18h de quinta-feira (13), que registrava 13,60 metros, subindo para 13,66 metros no dia seguinte.
Apesar da vazante, o Rio Juruá ainda está com mais de 50 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros. A cota de alerta no município é de 11,80 metros. Até o momento, quatro famílias foram retiradas de casa e levadas para o aluguel social do município. No total, já são 28 mil pessoas atingidas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, José Lima, as águas já chegaram a pelo menos 12 bairros, além de todas as comunidades às margens do manancial. Contudo, o sinal de vazante contribui para que ações de enfrentamento aos danos da cheia possam ser resolvidos de maneira mais rápida.
“É provável que continue baixando apesar da chuva que caiu na região. Outras famílias saíram para casa de parentes por conta própria. A Defesa Civil continua fazendo vistoria monitorando e vamos continuar até que o rio chegue à taxa de transbordo, de 13 metros, provavelmente se não voltar a subir, na segunda estaremos bem tranquilos”, complementou.
Locais atingidos pela cheia:
Várzea.
Cobal
Cruzeirinho
Miritizal
Lagoa
Saboeiro
Olivença
Remanso
Comunidade Praia Grande.
Variante
Nari do Moa
Comunidade Tapiri.
Todas as comunidades ao longo do rio.
Colaborou Rayza Lima, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.