• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nanossatélite desenvolvido em São José dos Campos é lançado nos Estados Unidos


Equipamento foi produzido pela Visiona Tecnologia Espacial, um consórcio entre a Embraer e a Telebras. É o primeiro satélite de observação da Terra e coleta de dados projetado pela indústria nacional. Nanossatélite desenvolvido em São José dos Campos é lançado nos Estados Unidos
Divulgação/Embraer
O nanossatélite VCUB1, desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, um consórcio entre a Embraer e a Telebras, foi lançado na madrugada deste sábado (15), da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos.
O equipamento é o primeiro satélite de observação da Terra e coleta de dados projetado pela indústria nacional e deverá demonstrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas.
Segundo o que foi divulgado pela Embraer, ele será usado para desenvolvimento e validação de tecnologias espaciais da Visiona na agricultura, controle de desmatamento, entre outras aplicações.
O principal objetivo do lançamento é validar a arquitetura do satélite e o seu software embarcado, de forma a poder usá-los em satélites de maior porte.
Sobre a missão de lançamento
O consórcio Visiona implementou, e irá testar no VCUB1, o software que integra o computador de bordo, o cérebro do satélite, incluindo o sistema de controle de órbita e atitude, inédito no país, e o sistema de gestão de dados de bordo, que permite o controle de todos os componentes do satélite.
A empresa também validará o software de comunicação do satélite, que é importante para implementação dos serviços finais e para garantir a segurança das comunicações e do controle do satélite. A missão também permitirá a qualificação no espaço da câmera OPTO 3UCAM, a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil.
O lançamento do VCUB1 foi contratado junto a empresa de logística e transporte espacial D-Orbit e foi lançado pelo foguete Falcon 9, dentro da missão Transporter 7, que colocará em órbita diversos pequenos microssatélites e nanossatélites para clientes comerciais e governamentais.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.