Segundo a polícia, o esquema envolvia venda dos automóveis para o exterior. Quadrilha é presa por furtar carros de locadoras usando GPS e cópias das chaves
A Polícia Civil prendeu nesta quinta (18) suspeitos de integrar uma quadrilha que furtava carros de locadoras usando o sistema de GPS e cópia das chaves. O esquema envolvia venda dos automóveis para o exterior. A prisão foi realizada pela 21ª DP (Bonsucesso).
De acordo com as investigações, o grupo alugava carros em empresas de locação, realizava cópia das chaves e instalava um rastreador no veículo. Depois, devolvia o automóvel na locadora.
Quando uma outra pessoa, que não fazia parte do bando, alugava esse mesmo veículo, q quadrilha monitorava a localização pelo GPS e furtavam o carro assim que o motorista estacionava em locais públicos e de fácil acesso, utilizando a cópia da chave.
Os investigadores disseram que o grupo vendia os carros roubados por um preço bem inferior ao de mercado. A negociação era feita pela internet e muitos veículos iam pra outros estados e até para o Paraguai.
O esquema funcionava havia pelo menos um ano e ainda de acordo com os investigadores, a quadrilha está ligada a milicianos da Zona Oeste do Rio e roubou 42 carros. O prejuízo para as locadoras passa dos R$ 4 milhões.
A polícia teve acesso a registros de diversos flagrantes. Em um deles, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, mostra o grupo agindo mais uma vez, furtando um carro azul no estacionamento de um supermercado, no dia 10 de maio. Dois homens entram no carro cerca de 5 minutos depois que o rapaz que alugou o estacionou. A câmera registrou a saída do mercado.
Um dos ladrões vem no carro da frente. E o azul, furtado, logo atrás, pra aproveitar a abertura da cancela. Segundo a polícia, os homens que aparecem nesse vídeo são Gabriel Simas dos Santos e Cláudio Lucas França Vargas. Os dois foram presos nesta quinta (18).
Ainda segundo as investigações da 21ª DP (Bonsucesso), um outro carro que tinha sido alugado por Gabriel e depois furtado pelo bando, foi recuperado em março durante uma operação com Aleff Cardoso dos Santos, chefe da milícia do Vilar Carioca, em Cosmos. O veículo foi recuperado por agentes da 35ª DP (Campo Grande).
A polícia identificou um chaveiro, na Gardênia Azul, e uma loja de chaves codificadas, em Campo Grande, para onde os suspeitos levavam os carros que alugavam nas locadoras. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesses dois endereços.
A operação contou com apoio de várias delegacias da capital. Sete homens foram presos e outros 3, acusados de chefiar o bando, conseguiram fugir. Patrício Moreira, Américo Antônio Moreira e Hélio Henrique Moreira de Lima são irmãos e estão foragidos.
“As investigações continuam, tanto para ter completa certeza que a quadrilha foi extinta, como identificação de outras organizações criminosas que estão adotando o mesmo modus operandi. Fazendo com que a gente tendo sucesso nessa operação, a gente possa diminuir também o roubo porque quando você não tem procura, a oferta também diminui. E fica o alerta e o pedido para que as pessoas em casa que se cerquem de todos os cuidados para comprar um veiculo, ainda mais um bem desse vulto porque vão estar impedindo que muitas vezes, um veiculo obtido a preço de sangue, seja reinserido no mercado novamente”, diz o delegado Álvaro Gomes.
Quadrilha suspeita de furtar carros de locadoras usando GPS e cópia das chaves é presa em Bonsucesso
Adicionar aos favoritos o Link permanente.