Caso aconteceu em Monsenhor Paulo. Amigos e familiares se despediram de Ítalo Augusto, de 17 anos, durante o velório realizado na tarde deste sábado (13). Suspeito de esfaquear adolescente escondeu arma para entrar em festa de peão, em Monsenhor Paulo
O jovem suspeito de esfaquear um adolescente durante a Festa de Peão de Monsenhor Paulo (MG), neste sábado (13), conseguiu entrar no evento com a arma escondida dentro da bota, segundo apurado pela prefeitura. Ítalo Augusto de Souza Santana, de 17 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Três suspeitos foram conduzidos e a Polícia Civil investiga o caso.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Amigos e familiares se despediram de Ítalo Augusto durante o velório realizado na tarde de sábado. O jovem era jogador do time de base de São Paulo e sonhava em ser profissional, mas o sonho foi interrompido.
“Menino jovem de 17 anos foi para curtir, se divertir e um fazer uma crueldade dessas com ele. É muito triste, muito triste mesmo, que ele foi… Ele era um menino tão bom, tão bom, tão bom”, contou a irmã dele, Luana Santana.
De acordo a Polícia Militar, ele se envolveu em uma briga durante o evento.
“Dessa briga, dois deles foram atingidos por golpes de canivete, pelo que parece, pelo mesmo autor. Um dos adolescentes de 17 anos veio a óbito. Entretanto, no local, eles foram atendidos por médicos e o pessoal da equipe de saúde. A Polícia Militar fez o apoio e levaram para ambulância ainda com vida. Entretanto, na ambulância, quando estava fazendo um resgate para o hospital, acabou perdendo a vida”, afirmou o 3º sargento da PM, Adilson de Andrade Pio.
Parque de Eventos em Monsenhor Paulo (MG)
Reprodução / EPTV
Segundo a família, vítima e suspeito do crime se desentenderam durante a cavalgada que aconteceu na cidade no fim de semana passado.
“Ele disse que o menino encarou ele lá na cavalgada. Ele abaixou a cabeça e foi embora. Chegou no dia do [show de] Zé Neto e Cristiano, que foi ontem o ocorrido, ele esbarrou no menino, coincidentemente esbarrou no menino. Isso é informação de pessoas que estavam com ele. […] Meu irmão pediu desculpa e o menino foi, juntaram os seis ‘rapazinhos’ no meu irmão”, explicou Luana.
A festa é organizada pela Comissão Fivela de Ouro e conta com o apoio da prefeitura. O local do evento é monitorado por vídeo, com revista na entrada, mas sem detectores de metais.
“Foi apurado que entraram na festa com os canivetes na bota, através do seu coturno. Então nós apuramos até o momento, a Polícia Civil ainda está investigando toda a ocorrência, mas o que apurou é que isso foi entrado através da bota”, informou Welliton Nazário, assistente jurídico da prefeitura.
Esta não é a primeira ocorrência em um evento da cidade. No início desta semana, um condutor com sinais de embriaguez atropelou duas pessoas. Em outra via, moradores registraram mais uma briga entre dois homens.
Esta foi uma das confusões durante a cavalgada no último domingo. Os dois homens trocam socos, enquanto outras pessoas tentam separar. Uma viatura da polícia passa na rua de trás, mas não para.
Polícia Militar registra ocorrências de brigas em semana de eventos em Monsenhor Paulo, MG
Reprodução / EPTV
“E a gente teve sérios distúrbios, de brigas nos locais. [A Polícia Militar] foi acionada, atuou nesses brigas. Mas infelizmente, quando a gente chega em brigas como no carnaval e festas populares, que é aberta ao público, na via pública, o pessoal, eles saem e não tem condições de estar separando quem realmente de fato causou a briga”, explica o sargento da PM.
A cerimônia de despedida de Ítalo Augusto está prevista para domingo (14) a partir de 11h, no Cemitério Municipal de Campanha.
“O menino de 17 anos tinha uma vida pela frente. Simplesmente morreu e acabou? Não, a gente quer justiça por Ítalo. Queremos justiça por ele e vamos ter a justiça por ele”.
Em nota, a Comissão Fivela de Ouro, responsável pela organização da festa, disse que o evento conta com uma sólida estrutura de segurança, com mais de 60 câmeras de monitoramento e revista na entrada. Informou também que no momento do incidente, todos os protocolos de emergência foram acionados e seguidos rigorosamente e que colabora com as investigações. Já a Polícia Militar afirmou que vai reforçar a segurança da festa que termina neste sábado (13).
O crime
Um adolescente morreu esfaqueado na madrugada deste sábado (13) durante a Festa de Peão em Monsenhor Paulo (MG). Três suspeitos foram detidos. A Polícia Civil investiga o caso.
De acordo com informações da Polícia Militar, sete pessoas se envolveram em uma briga no interior do Parque de Eventos, que fica no bairro Jardim Primavera.
Durante a confusão, Ítalo Augusto de Souza Santana, de 17 anos, levou uma facada no tórax que atingiu o coração. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Ítalo Augusto de Souza Santana tinha 17 anos
Reprodução / Redes sociais
Segundo a PM, outro jovem de 17 anos ficou ferido depois de ser golpeado no ombro direito. Ele foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Imaculada Conceição e teve alta.
Um adolescente, também de 17 anos, foi detido suspeito de ser o autor da facada. Além dele, um homem de 28 anos e um jovem, de 16, foram conduzidos por participação na briga. Conforme os militares, a suspeita é que os envolvidos teriam uma rixa antiga.
A Polícia Civil informou que a perícia esteve no local para coletar provas que irão ajudar na investigação. Os suspeitos foram levados para a delegacia em Três Corações (MG) e serão ouvidos por meio da central de plantão digital.
O corpo foi encaminhado para o IML de Três Corações. O velório de Ítalo Augusto de Souza Santana aconteceu na tarde deste sábado (13) em Campanha (MG). A cerimônia de despedida de Ítalo Augusto está prevista para domingo (14) a partir de 11h, no Cemitério Municipal de Campanha.
A polícia segue a procura de outros envolvidos na briga.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Suspeito de esfaquear adolescente escondeu arma na bota para entrar em festa de peão, em MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.