Chega a seis o número de órfãos da espécie que foram salvos só este ano na ilha. Parintins registra sexto caso de registro de peixes-boi
Mais dois filhotes de peixe-boi foram resgatados na região de Parintins, no interior do Amazonas. Os órfãos foram resgatados durante a semana. Chega a seis o número de órfãos da espécie que foram salvos só este ano na ilha.
A fêmea, de 16 kg, foi salva na região do Zé Açu, na área rural do município. O macho, veio do município de Terra Santa, no estado do Pará. Ambos tinham algo em comum.
Com a dupla de filhotes, já chegam a seis o número de órfãos da espécie resgatados na região do município de Parintins, só em 2023.
De acordo com o Ibama, já são 39 filhotes salvos e que ficaram sob o cuidado da fazenda ecológica do representante, Salvador Leal. Os dois vão seguir o mesmo destino dos outros 37 anteriores e não vão permanecer no município.
Os dois filhotes seguem em um voo para a capital do estado no próximo domingo e serão acompanhados por técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
De acordo com especialistas, o encaminhamento dos órfãos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus é necessário porque a ilha não dispõe de um centro especializado para os cuidados da espécie. A estrutura com berçário onde os filhotes podem se desenvolver só é encontrada no instituto.
Por serem pequenos e indefesos, a devolução para a natureza antes da fase adulta representa risco e os filhotes podem virar presa fácil de predadores.
*Com informações de Jean Beltrão, da Rede Amazônica
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Dois filhotes de peixe-boi são resgatados em Parintins, no AM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.