• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Descarte irregular de lixo é principal causa de transbordamentos de córregos de Maceió, diz prefeitura


Nos três primeiros meses do ano, equipes da Sudes retiraram 1.100 toneladas de resíduos dos canais da cidade. Descarte irregular de resíduos é a principal causa de transbordamentos de córregos de Maceió
Juliete Santos/Secom Maceió
O descarte irregular de lixo é a principal causa de transbordamentos de córregos de Maceió, segundo a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Em 2022, 6 mil toneladas de resíduos foram retiradas de 24 córregos da cidade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nos três primeiros meses do ano, equipes de garis retiraram 1.100 toneladas de lixo de canais da capital.
Durante o período chuvoso, o risco de transbordamentos aumenta. Por isso o órgão municipal reforça o trabalho para que o lixo descartado de forma irregular, que acaba indo para dentro dos canais, seja retirado antes de provocar transtornos.
Com o uso de máquinas como retroescavadeiras e caminhões, equipes de garis executam a limpeza de itens como garrafas PET, embalagens em geral, resíduos domiciliares e até materiais inservíveis, como sofás, geladeiras, colchões e guarda-roupas. Os agentes também fazem a remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo dos rios e córregos.
O superintendente da Sudes, Moacir Teófilo, explica que o trabalho realizado antes e durante o período chuvoso, tem sido importante para evitar transtornos, como alagamentos.
“A limpeza nos canais é um trabalho de extrema importância para evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados que é realizado pela população. Com este serviço, podemos evitar alagamentos, já que o escoamento da água ocorrerá normalmente, sobretudo no período chuvoso”, disse ele.
Limpeza de canais de Maceió é realizar para evitar transbordamentos no período chuvoso
Juliete Santos/Secom Maceió
Descarte correto
Para os materiais mais encontrados dentro dos córregos, que são descartados de forma irregular, a Prefeitura disponibiliza serviços gratuitos para que a população faça sua parte. A Coleta de Volumosos recolhe, na residência do cidadão, os móveis e eletrodomésticos inservíveis. O lixo domiciliar deve ser descartado na coleta regular, que atende todos os bairros da capital, de segunda a sábado. Já os materiais recicláveis podem ser despejados nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nas principais praças e vias da capital.
Central de Monitoramento Sudes – Através dos números 0800 082 2600, 156 ou WhatsApp 98802-4834, o cidadão pode solicitar a limpeza do canal que passa próximo a sua residência, caso observe a necessidade. Ademais, também é possível solicitar a Coleta de Volumosos, informações sobre os PEVs ou dias e horários que a coleta regular atende sua região.
“Temos um canal aberto para que a população possa entrar em contato conosco e contribuir com a nossa atuação, nos mostrando onde há algum problema não identificado ou alguma sugestão de onde podemos atuar. É importante que o cidadão ande lado a lado com a Prefeitura”, completou Teófilo.
Descarte irregular de resíduos é a principal causa de transbordamentos de córregos de Maceió
Juliete Santos/Secom Maceió
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.