Projeto da prefeitura tem como objetivo garantir segurança às instituições após boatos de ataques em escolas circularem pelas redes sociais. Professores e diretores do RS realizam treinamento para usarem botão de pânico em escolas
Professores e diretores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, começaram nesta sexta-feira (14), o treinamento para operação do botão do pânico que deve ser instalado nas escolas na próxima segunda-feira (17). O projeto da prefeitura tem como objetivo garantir segurança às instituições depois da circulação de boatos envolvendo ataques.
O botão do pânico poderá ser acionado através de um aplicativo no celular. Ele vai estar interligado com a Central de Comando da Capital, que recebe imediatamente o aviso e a localização da escola.
“Eu não consigo falar com a polícia, eu tenho que estar em silêncio e eu tenho que entrar em contato imediatamente. A pessoa dá dois toques na tela. Um ela abre o aplicativo e no segundo o toque ela já movimenta todos os órgãos de emergência a partir da viatura mais próxima”, explica o secretária da Segurança da Capital, Alexandre Augusto Aragon.
O botão só pode ser acionado por professores ou diretores previamente cadastrados pelas escolas no aplicativo. O aplicativo desenvolvido por uma empresa de tecnologia foi colocado à disposição da rede escolar por meio de uma parceria com o Instituto Cultural Floresta.
Para a diretora da Escola Liberato, Isabel Cristina Brum Abianna, o recurso vai trazer mais tranquilidade para o ambiente escolar.
“Lá na escola está bastante difícil assim, essa insegurança, né? Já pedi a presença da Guarda Municipal, da Patrulha escolar para ver se a gente consegue ir retomando a normalidade e principalmente criar uma ação de coletividade na questão da segurança”, diz.
Botão do pânico será instalado em escolas de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Professores começam a ser treinados para operar botão do pânico em escolas de Porto Alegre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.