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Bombeiros usam aplicativo de mensagem para receber pedidos de socorro da população em Anápolis


Além da facilidade, o aplicativo permite que os cidadãos enviem fotos, vídeos e a localização precisa de onde o atendimento deve ser feito. Anápolis é a 1ª cidade de Goiás a testar atendimento dos bombeiros pelo WhatsApp
O Corpo de Bombeiros de Anápolis está usando um aplicativo de mensagens para receber chamados de emergência. A ideia surgiu em julho de 2021 como forma de aprimorar o atendimento da corporação na região. Isso porque, além da facilidade, o aplicativo permite que os cidadãos enviem fotos, vídeos e a localização precisa de onde o atendimento deve ser feito.
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“Começou uma crescente demanda de ligações e atendimento de ocorrências dos bombeiros e nós sentimos a necessidade de aprimorar esse atendimento para a população. E começamos a realizar os atendimentos via WhatsApp para que a população tivesse maior acesso e mais facilidade de entrar em contato com o Corpo de Bombeiros”, explica o tenente-coronel Altieri Araújo.
Para entrar em contato pelo aplicativo, basta salvar o número (62) 9 9993-0193 e enviar uma mensagem pelo aplicativo, explicando a ocorrência e onde ela está acontecendo. Depois disso, um atendente do Centro de Operações dos Bombeiros (COB) responderá o chamado e, caso necessário, enviará uma equipe ao local indicado.
“O cidadão aciona e nós vamos responder de acordo com as reais emergências. É importante, pois podemos pedir localizações corretas de endereços e imagens para que possamos compreender melhor a real situação da emergência solicitada. Às vezes, é uma situação em que não podemos atuar e conseguimos orientar qual órgão a pessoa pode procurar”, explica a sargento Silvia Leticia.
Bombeiros usam aplicativo de mensagem para receber chamados, em Anápolis
Reprodução/TV Anhanguera
De acordo com a sargento, a equipe notou um aumento nos pedidos de socorro. “Os atendimentos aumentaram sim, mas o 193 segue funcionando normalmente. Na hora da urgência mesmo, as pessoas preferem ligar”, afirma.
Silvia pede para que a população utilize o espaço de atendimento pelo aplicativo quando, de fato, houver necessidade de atendimento. “Desde que a medida se popularizou, muitas pessoas ficam enviando mensagens aleatórias. Isso atrapalha a gente, porque temos chamados que realmente importam. A gente pede para que as pessoas entrem em contato quando realmente houver necessidade e, assim que respondermos, aguardarem o socorro chegar”.
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