Painel Povos Originários em Cena foi realizado na quinta-feira (13), em Salvador. Ane Pataxó fala sobre importância da educação no painel ‘Povos Originários em Cena’
A escritora Ane Kethleen Pataxó, indígena de 23 anos, falou no Painel Povos Indígenas em Cena sobre a educação como forma de luta e resistência dos povos indígenas no Brasil. Ane também debateu a importância da demarcação de terras para sobrevivência e manutenção dos territórios.
Demarcação de territórios e estereótipos são discutidos em painel sobre povos indígenas em Salvador; confira íntegra
Jerry Matalawê fala da relação entre memória e identidade em painel sobre povos indígenas na BA: ‘reconhecer o pertencimento’
O painel aconteceu no Cinema do Museu, localizado no Museu de Geologia, no Corredor da Vitória, em Salvador e debateu temas como a demarcação de territórios e estereótipos dos povos indígenas.
“Eu digo que a Universidade abre portas para realizarmos nossos sonhos. E nós, povos indígenas, conquistarmos cada vez mais nossos direitos e reafirmarmos que estamos aqui e, mesmo estando fora das aldeias, continuamos sendo indígenas”.
Ane defende que a identidade indígena é carregada diariamente com orgulho e resistência. Em 2018, ela ingressou no curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mantém ativa carreira de escritora como estratégia de luta.
“Não era um sonho meu ser escritora, partiu de meu avô e passou a ser meu também. Eu acredito que a escrita, os documentários, os vídeos são nossas armas de hoje. A gente não precisa lutar mais com arco e flecha e borduna. A gente luta com o papael e a caneta, a escrita, as redes
Para Ane, o processo de escrever seu livro ‘Tecendo histórias do meu lugar’, é um resgate de memórias e construção de um fio geracional, um registro das biografias de quem veio antes dela.
“Eu fiz um processo de pesquisa e resgate da memória e dos registros dos meus antepassados, da minha bisavó, do meu avô, para construir esse livro, que é a realização de um sonho. Espero que seja o primeiro de muitos”.
‘Povos Originários em Cena’, na Bahia, Salvador
Eder Luis Santana/g1
Painel ‘Povos Originário em Cena’ realizado em Salvador nesta quinta-feira (13)
Victor Loyola
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Escritora Ane Kethleen Pataxó fala sobre educação como resistência: ‘lutamos com o papel e a caneta’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.