Para ter nome limpo é preciso pagar as custas para retirar protesto; veja como fazer Quem tem dívida protestada precisa ir cancelar protesto no cartório, após pagamento, para não continuar com “nome sujo”
Getty Images via BBC
Mais de 33 mil pessoas físicas e jurídicas que já quitaram suas dívidas nos últimos cinco anos ainda estão com o “nome sujo” em São Carlos (SP). É necessário que elas limpem seus nomes junto aos Cartórios de Protesto.
Sim, não é suficiente o consumidor quitar suas dívidas. Para ter o nome limpo é preciso também pagar as custas do protesto.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Entre as dívidas protestadas na cidade, 54,2% são referentes a débitos com os poderes públicos (União, Estado e Município) e empresas de serviços essenciais, em especial as de energia elétrica.
Cerca de 33 mil pessoas podem limpar o nome nos cartórios de protesto de São Carlos
Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP) aponta que, nos últimos cinco anos, cerca de 90 mil dívidas foram protestadas em São Carlos.
Destas, cerca de 49 mil foram quitadas, mas seus pagadores seguem com o nome “sujo” e permanecem com restrições na obtenção de crédito porque não efetivaram o cancelamento da dívida em cartório.
“O protesto de uma dívida hoje é gratuito para o credor, não cabendo a este pagar nenhuma taxa pela utilização do serviço que chega a recuperar mais de 65% das dívidas. No entanto, cabe ao devedor pagar sua dívida junto ao credor e mais as taxas de cancelamento previstas em lei”, explica o presidente do IEPTB/SP, José Carlos Alves.
Como saber se seu nome foi protestado?
É possível consultar se um CPF ou CNPJ foi protestado pelo site www.protestosp.com.br. No site é possível consultar todas as dívidas protestadas, quais já podem ser canceladas (porque já foram pagas) e as custas de cada cancelamento.
Como fazer o cancelamento?
É possível realizar o cancelamento de protestos de forma online ou presencial.
Para fazer de forma eletrônica, é necessário que o pagador acesse o site www.protestosp.com.br , indique o CPF ou CNPJ protestado, emita e pague o boleto das taxas devidas pelo cancelamento.
Pelo site também é possível efetuar a quitação de débitos protestados pelo Estado, juntamente com as taxas cartorárias devidas pelo cancelamento. O serviço fica disponível do dia 1º até o dia 23 de cada mês.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Pagar a dívida não basta: 33 mil moradores de São Carlos precisam ir a cartório limpar nome; entenda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.