De acordo com a Copasa, não há riscos ou restrições para o consumo humano da água tratada pela Copasa no Sistema Rio das Velhas. Rio das Velhas tem coloração escura, em Honório Bicalho.
Reprodução/TV Globo
O governo de Minas informou que intensificou o monitoramento do Córrego Fazenda Velha, na confluência com o Rio das Velhas, em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que apresentou coloração avermelhada, mortandade de peixes e alta turbidez nos últimos dias.
De acordo com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), não há restrição ao uso da água no local. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também afirmou que a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Rio das Velhas está dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“Neste momento, não há riscos ou restrições para o consumo humano da água tratada pela Copasa. A captação do Rio das Velhas está localizada em Bela Fama, distante 23 Km da foz do Córrego Fazenda Velha”, afirmou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Coloração escura e presença de peixes mortos no Rio das Velhas assusta moradores; água abastece 60% da Grande BH
Os problemas na água do Rio das Velhas foram identificados pelo estado no dia 28 de março, quando uma fiscalização constatou níveis elevados de manganês, ferro e cobre na água, que causaram a turbidez avermelhada.
A CSN foi autuada por causar poluição/ degradação ambiental. De acordo com o governo, a Barragem Ecológica 1, da Mina do Fernandinho, da mineradora, estava usando tubulações para bombeamento e escoamento da água do reservatório para o vertedouro, que deságua no Córrego Fazenda Velha.
Nesta sexta-feira (14), representantes da CSN se reuniram com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).
De acordo com o secretário da entidade e coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, a empresa está tomando as medidas cabíveis para a resolução do problema, mas é preciso mais cuidado com prevenção para evitar o carreamento de sedimentos para o rio.
“Ali é a captação de Bela Fama, é essa água que a gente vai beber. Embora haja o tratamento, é jogar lama em um rio que todo mundo bebe”, afirmou.
O g1 entrou em contato com a CSN e aguarda retorno.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Estado intensifica monitoramento de afluente do Rio das Velhas após turbidez e coloração avermelhada
Adicionar aos favoritos o Link permanente.