Menino Jesus que ficava em capela ao lado do Convento São Bernardino de Sena foi reconhecido em foto da decoração de Natal de uma igreja em São Paulo publicada na internet. Novo dono aceitou devolvê-la ao conhecer a história do furto. Imagem do Menino Jesus devolvida para igreja em Angra dos Reis
Divulgação/Diocese de Itaguaí
Uma imagem do Menino Jesus, que havia sido furtada há mais de 15 anos em Angra dos Reis (RJ), foi devolvida ao município esta semana.
O item ficava nos braços da imagem de São Benedito na Igreja de São Francisco, que faz parte do conjunto arquitetônico do Convento São Bernardino de Sena.
A igreja foi invadida durante a madrugada do dia 30 de setembro de 2007. Poucos meses depois, o autor do furto, conhecido por roubar igrejas históricas e vender as imagens em feiras e antiquários, foi localizado e preso, mas a imagem não foi recuperada.
Até que, em dezembro do ano passado, Marcos César Cardoso, morador de Angra dos Reis e integrante da comunidade católica no município, reconheceu a imagem em uma foto da decoração de Natal de uma igreja em São Paulo (SP).
“Recebi pela internet uma foto de uma igreja que eu não sabia qual era. De imediato, eu reconheci o Menino Jesus furtado dos braços de Sçao Benedito, pois desde criança tenho contato com essa imagem. Esperei passar as festas de fim de ano e tentei saber que igreja era aquela. Olhei várias fotos na internet e cheguei até essa igreja de São Paulo”, contou Marcos.
“No meu coração eu sabia que era a imagem, sempre achei que a gente um dia a recuperaria”, acrescentou Marcos.
Com ajuda do amigo Paulo Daher, que também faz parte da comunidade católica em Angra dos Reis, Marcos entrou em contato com a igreja para contar toda a história. A igreja respondeu que a imagem tinha sido emprestada por um fiel apenas para a decoração de Natal.
Marcos e Paulo foram até São Paulo para conversar com o dono da imagem, que disse ter comprado a peça em uma feira de antiguidades. Assim que ficou sabendo a origem da imagem, ele prontamente aceitou devolvê-la.
“Marcos mostrou a documentação, fotos, reportagem da época. Ele pegou uma caixa e retirou a imagem do menino. Foi emocionante, pois vimos que realmente era o menino dos braços de São Benedito. Ele disse: ‘É de vocês, levem para São Benedito, é uma alegria devolver o Menino Jesus para o seu verdadeiro dono'”, contou Paulo Daher.
Imagem do Menino Jesus novamente nos braços de São Benedito
Divulgação/Diocese da Itaguaí
O retorno da imagem para Angra dos Reis foi marcado por uma missa realizada na última segunda-feira (10), na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Ainda não é certo o destino da imagem: ou ficará na Igreja da Ordem Franciscana, ou no Museu de Arte Sacra do município.
“Foi um milagre muito grande. Uma alegria para o povo recuperar a imagem. E agora, com alegria, o Menino Jesus retorna para os braços de São Benedito”, disse Dom José Ubiratan, bispo da Diocese de Itaguaí, responsável por Angra dos Reis.
Missa que marcou o retorno da imagem a Angra dos Reis
Diocese de Itaguaí
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Fiel reconhece por foto e imagem furtada de igreja em Angra dos Reis há 15 anos é recuperada
Adicionar aos favoritos o Link permanente.