Obras tem previsão de durar aproximadamente 90 dias. Após alagamentos, obras de drenagem são anunciadas na BR-316, em Ananindeua
Ascom NGTM
O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) anunciou nesta sexta-feira (12) que foi iniciado novas etapas das obras de reestruturação da BR-316, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
O local receberá a drenagem do canal Toras, que passa por baixo da rodovia BR-316, no cruzamento com a avenida Independência e a própria drenagem da rodovia.
Os dois serviços são realizados simultaneamente e tem previsão de durar aproximadamente 90 dias com o objetivo de acabar com os alagamentos na rodovia BR-316.
Segundo o órgão, os incidentes já ocorriam antes mesmo do início da obra de reestruturação da rodovia.
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Novas Mudanças
Para o início das obras, na semana passada foi bloqueado o trecho de saída da avenida Independência para a BR-316.
O fluxo de veículos foi desviado para a passagem Dona Ana. O semáforo e o retorno que existiam em frente a avenida Independência foram remanejados pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran).
Nesta sexta-feira (12), foi bloqueada a atual entrada da avenida Independência pela BR-316. Os veículos agora podem acessar a avenida pela atual via de saída.
Já os veículos que seguirem pela Independência no sentido BR devem permanecer utilizando o desvio pela passagem Dona Ana.
Veja a orientação sobre o desvios:
Novo desvio BR-316
Ascom NGTM
Drenagem
O canal Toras corta a rodovia BR-316 de um lado a outro, exatamente no cruzamento com a avenida Independência, passando por baixo da pista, onde atualmente há apenas um tubo para receber um volume pluviométrico é onde a tubulação existente já não comporta mais a vazão.
O projeto visa aumentar a capacidade de escoamento da água, colocando mais tubos por baixo da pista.
Drenagem na BR-316 em Ananindeua
Ascom NGTM
Simultaneamente a essa escavação na pista de entrada da avenida Independência, as equipes do NGTM estarão fazendo a chamada “travessia” da drenagem da BR-316, pelo método “não destrutivo”.
A tubulação será colocada de um lado a outro da rodovia, atravessando-a, com uma escavação diferente, por baixo da pista, sem interferir do tráfego de veículos, implantando oito linhas de tubos de aço de 2,2m de diâmetro.
Além desses dois serviços para aumentar a capacidade de vazão do canal Toras, outras frentes darão prosseguimento a drenagem longitudinal ao longo da rodovia BR-316 no sentido entrada e saída da capital.
Esse conjunto de obras de infraestrutura da rodovia fazem parte do projeto do BRT Metropolitano, que visa beneficiar mais de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém.
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