♪ Grupo criado em 1970 no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar Milton Nascimento no show Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário, apresentado pelo cantor naquele ano, Som Imaginário ganhou vida própria, tendo legado três álbuns editados entre 1970 e 1973 com som que triturou influências da onda psicodélica dos anos 1960 e do rock progressivo da década de 1970 em mistura de rock, folk, jazz e MPB.
A novidade é que, em 2 de junho, a discografia do Som Imaginário ganha um quarto álbum, Banda da Capital, até então inédito. Trata-se de registro de show apresentado pelo grupo no Colégio Marista, em Brasília (DF), em 4 de outubro de 1976 para celebrar o Dia da Natureza.
Com lançamento viabilizado pelo selo inglês Far Out Recordings nos formatos físicos de LP e CD, além da edição digital, o álbum Banda da Capital alinha oito músicas extraídas da apresentação brasiliense do Som Imaginário, então formado por Fredera (guitarra, violão e vocais), Jamil Joanes (baixo), Nivaldo Ornelas (saxofone e flauta), Paulinho Braga (bateria e percussão) e Wagner Tiso (órgão e piano elétrico).
Pela ordem do disco, o repertório do álbum Banda da Capital é formado pelos temas Rádio Guarany (Paulinho Braga e Nivaldo Ornelas), Xá-Mate (Nivaldo Ornelas), A igreja majestosa (Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso), Os cafezais sem fim (Wagner Tiso), Armina (Wagner Tiso), Banda da Capital (Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso), Sábado (Fredera, 1970, com a voz de Fredera) e Imaginados (Jamil Joanes).
Além das oito faixas captadas em Brasília (DF), o disco Banda da Capital abarca duas músicas – a recorrente Armina (Wagner Tiso) e a então inédita Manuel, o audaz (composição de Toninho Horta que somente seria gravada oficialmente pelo artista em 1980) – extraídas de show feito pelo Som Imaginário um ano antes, em 6 de outubro de 1975, no Museu de Arte Moderna, na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ).
Com capa que expõe arte de Alessandro Renaldin, o álbum Banda da Capital foi masterizado por Frank Merritt no estúdio The Carvery, em Londres, Inglaterra.
Capa do álbum ‘Banda da Capital’, do grupo Som Imaginário
Divulgação
Álbum inédito do grupo Som Imaginário, gravado em 1976, sai em junho em LP, CD e edição digital
Adicionar aos favoritos o Link permanente.