Restrição abrange raio de 3 quilômetros. Vazamento no domingo (9) fez com que imóveis fossem evacuados e atividades suspensas em terminal do Porto de Paranguá. Terminal do Porto de Paranaguá tem atividades suspensas após vazamento de nafta
Foto Autorizada/Mauro Junior/Folha do Litoral News
A Polícia Federal (PF) abriu na quinta-feira (13) uma investigação para apurar causas e possíveis responsabilidades no vazamento de nafta no terminal Terin do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
A corporação cumpriu um mandado de busca e apreensão no navio responsável pelo transporte do produto químico. O problema aconteceu durante descarregamento da embarcação.
Um duto subterrâneo da empresa rompeu, no domingo (9). Imóveis foram evacuados na região após uma “atmosfera explosiva” ser identificada no local, segundo os bombeiros.
Na operação, foram coletados documentos e informações para uma reconstituição do caso. O objetivo é identificar se houve ação criminosa ou negligência responsável pelo evento.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, quatro famílias precisaram deixar as casas pela proximidade com local. Outras 30 pessoas que moram um pouco afastadas, mas em uma área “intermediária”, também tiveram as residências evacuadas.
Em nota, a Terin, empresa responsável pelo produto, afirmou que “todas as medidas pertinentes foram adotadas de modo a mitigar qualquer potencialidade de impacto ambiental e riscos ao meio ambiente”.
Indicação de suspensão da pesca
Na terça-feira (11), o Instituto Água e Terra (IAT) orientou a suspensão da pesca em um raio de três quilômetros da Baía de Paranaguá. Conforme o órgão, a medida é preventiva considerando a composição do produto químico.
De acordo com o IAT, a nafta é um composto derivado do petróleo que apresenta riscos de toxicidade e cancerígeno.
Após vazamento de nafta em terminal portuário, IAT orienta suspensão de pesca na Baía de Paranaguá
Divulgação / Capitania dos Portos do Paraná
Amostras de água na região foram coletadas pelo IAT e encaminhadas para análise laboratorial.
A liberação total das atividades pelo órgão serão feitas apenas com a confirmação de que não houve contaminação da água pela nafta, reforçou o instituto.
Vazamento
No domingo, o produto químico espalhou pela via pública e em galerias pluviais. O acidente aconteceu na Avenida Coronel Santa Rita.
De acordo com a Portos do Paraná, uma comissão investigativa foi formada para avaliar danos e responsabilidade do caso.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
PF abre investigação sobre vazamento de nafta em terminal portuário de Paranaguá
Adicionar aos favoritos o Link permanente.