Polícia terá equipe reforçada após aeroporto em Campinas ter recorde de passageiros em 2022 e projetar alta neste ano. Combate ao tráfico internacional de drogas está entre focos de fiscalização. Torre do controle no Aeroporto de Viracopos, em Campinas
Fernando Pacífico/g1
O aumento de 33% no efetivo da Polícia Federal de Campinas (SP) no Aeroporto Internacional de Viracopos começa nesta sexta-feira (14), segundo o delegado chefe Edson Geraldo de Souza.
Ao g1, ele explicou que o reforço ocorreu por causa do aumento de passageiros que usam o terminal e afirmou que o foco da instituição vai das melhorias no processo de migração à fiscalização criminal. Entenda abaixo os motivos.
Alta de passageiros e migração
O aeroporto registrou no primeiro trimestre deste ano 3,1 milhões de viajantes, o que significa alta de 20,6% sobre o mesmo período de 2022. Dentro deste contexto, o total de passageiros que embarcou ou chegou ao Brasil de viagens internacionais nos três primeiros meses de 2023 cresceu 92% em um ano após o recrudescimento da pandemia de Covid-19: a quantidade foi de 131,5 mil para 253,7 mil.
Viracopos já havia encerrado 2022 com recorde de viajantes desde o início da concessão para a iniciativa privada: 11,8 milhões, o que representou acréscimo de 1,8 milhão sobre os 10 milhões verificados no período anterior. A diferença, com exemplo para comparativo, é superior à população de quase 1,3 milhão de habitantes em Campinas, segundo estimativa do Censo realizada em 2021.
Além disso, Viracopos projeta 14 milhões de passageiros até o fim deste ano ao considerar não apenas a diminuição de reflexos gerados pela crise sanitária, mas também aspectos econômicos. A partir de 26 de abril, o terminal volta a ter voos diretos para Paris, capital francesa, por meio da Azul.
Serão seis voos por semana, segundo a concessionária do aeroporto. Por enquanto, já há rotas internacionais para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal.
“O aeroporto depois da pandemia vem crescendo, uma evolução de passageiros. E é muito importante para a gente que o atendimento tenha os tempos certos, os voos. Então, o controle migratório depende da Polícia Federal, precisa passar por todos os nossos controles. E isso exigiu que aumentássemos o efetivo”, falou Souza.
A variação do efetivo, em números absolutos, é mantida em segredo por questões de segurança.
O delegado da PF de Campinas, Edson Geraldo de Souza
Reprodução/EPTV
Segundo o delegado chefe do Aeroporto de Viracopos, Fábio Simões, o desembarque dura em média 40 minutos, enquanto a qualidade da imigração é reconhecida internacionalmente e o aeroporto está entre os melhores do mundo. “O tempo de imigração pode variar em virtude de fatores externos, como por exemplo a chegada simultânea de dois voos, grande quantidade de menores [demanda maior atenção no controle migratório e análise de documentos”, explicou.
Segurança e combate aos crimes
Segundo Souza, a nova estrutura visa garantir segurança e maior fiscalização no aeroporto, tanto no aspecto administrativo e migratório, no menor tempo possível, como também em relação aos crimes.
O anúncio do reforço no efetivo, incluindo veículos, foi anunciado na semana passada, justamente quando a PF deflagrou uma operação na capital paulista (SP), Goiânia (GO) e Brasília (DF) contra uma organização investigada por tráfico internacional de drogas, a partir de Viracopos, que recrutava vulneráveis, a maioria deles transexuais, para ingerir entorpecentes e transportá-los para a Europa.
“Aumentamos bastante também o efetivo da inteligência que a gente mantém no aeroporto […] Esperamos que com o passar do tempo transformemos Viracopos em aeroporto de referência em segurança aeroportuária”, ressaltou o delegado.
Simões também explicou que todas as novas rotas têm atenção especial da polícia. “Em especial, os voos para a Europa tem um atrativo maior para rotas de tráfico. A PF está atenta e irá fiscalizar com rigor, a fim de impedir o tráfico de entorpecentes por via aérea”, destacou.
Apreensões de drogas em Viracopos – março e abril
LEIA MAIS
PF prende dois turcos em Viracopos com passaportes israelenses falsos após usar hebraico em abordagem
PF prende dois passageiros com 32 kg de ‘skunk’ no Aeroporto de Viracopos
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Migração, segurança e alta de passageiros: entenda por que a PF terá alta de 33% em efetivo de Viracopos a partir desta sexta
Adicionar aos favoritos o Link permanente.