Eles foram presos pela Polícia Militar por depósito ilegal de animais silvestres em extinção, sem a permissão de autoridades e depósito ilegal de arma. Os animais foram liberados e as embarcações e o material de pesca foram destruídos. Eles foram flagrados pela Polícia Militar
PMRR/Divulgação
Um jovem de 25 anos, e um idoso de 64 anos, foram presos com 100 tracajás e uma arma caseira nesta quinta-feira (13) na região do Baixo Rio Branco, ao Sul de Roraima. Os animais foram soltos na natureza.
A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) faziam um patrulhamento na base do Projeto Quelônios da Amazônia, próximo à Ilha de Santa Fé na praia do Guariuba, quando avistaram uma atitude suspeita.
O idoso de 64 anos estava jogando algo no rio, aparentemente uma espécie de cágado, chamado Tracajá. Quando ele foi abordado pela polícia, afirmou que estava pescando a espécie e que venderia no estado do Amazonas.
Ele relatou à polícia que estava com mais dois amigos pescando na região, durante os últimos dois dias, e que os animais ficavam dentro de uma embarcação perto da Boca do Panema.
Durante a abordagem, o jovem de 25 anos se aproximou em outra embarcação, ele estava chegando ao local para continuar a pesca junto com o idoso.
Ele relatou à polícia que havia uma terceira pessoa vigiando a embarcação onde estavam os animais, mas ninguém foi encontrado. Haviam mais duas embarcações, em uma delas, 100 tracajás, e em outra, uma arma de fabricação caseira, calibre 32 e cinco munições.
Os policiais destruíram quatro embarcações, 30 malhadores, usados na pesca, e a inutilização de dois motores.
Os homens foram presos pelos crimes de ter em depósito espécimes de fauna silvestre ameaçadas de extinção sem a devida permissão, licença ou autorização, bem como por ter em depósito arma de fabricação caseira e munições de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
O caso foi encaminhado para a Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Roraima (CIPA/PMRR).
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Dupla é presa com mais de 100 tracajás e arma no baixo Rio Branco, ao Sul de Roraima
Adicionar aos favoritos o Link permanente.