{"id":703949,"date":"2025-04-02T13:46:49","date_gmt":"2025-04-02T16:46:49","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/agencia3\/703949"},"modified":"2025-04-02T13:46:49","modified_gmt":"2025-04-02T16:46:49","slug":"risco-de-encalhes-codern-abre-licitacao-para-dragagem-do-canal-de-acesso-ao-porto-de-natal","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/agencia3\/703949","title":{"rendered":"Risco de encalhes: Codern abre licita\u00e7\u00e3o para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal"},"content":{"rendered":"

O projeto prev\u00ea a escava\u00e7\u00e3o do canal de acesso usado pelos navios, saindo do mar e entrando no Rio Potengi, para chegar ao porto, ampliando a profundidade para 12,5 metros. Porto de Natal, Ribeira Natal RN Rio Grande do Norte, Rio Potengi, Rocas, vista a\u00e9rea
\nSandro Menezes\/governo do RN
\nA Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) abriu licita\u00e7\u00e3o para a obra de dragagem do canal de acesso de navios ao Porto de Natal. O risco de encalhe de navios, polui\u00e7\u00e3o ambiental e at\u00e9 mesmo fechamento do acesso para outras embarca\u00e7\u00f5es s\u00e3o algumas das justificativas t\u00e9cnicas da Codern para a obra.
\nO projeto prev\u00ea a escava\u00e7\u00e3o do canal de acesso usado pelos navios, saindo do mar e entrando no Rio Potengi, para chegar ao porto, ampliando a profundidade para 12,5 metros.
\nA companhia federal publicou o edital de licita\u00e7\u00e3o no dia 28 de mar\u00e7o. As propostas ser\u00e3o recebidas at\u00e9 o dia 25 de junho e abertas no mesmo dia. Segundo o edital, o custo da obra n\u00e3o dever\u00e1 ultrapassar R$ 54,5 milh\u00f5es.
\nAo todo, 1,8 milh\u00e3o de metros c\u00fabicos de terra dever\u00e3o ser tirados do fundo do canal. Segundo o termo de refer\u00eancia publicado pela Codern, o acesso tem 3 km de extens\u00e3o, com 100 metros de largura nos trechos retos e 120 metros nas curvas, al\u00e9m de uma profundidade aproximada de 10 metros.
\nA empresa contratada ser\u00e1 a que a apresentar o menor pre\u00e7o para os servi\u00e7os de dragagem de manuten\u00e7\u00e3o e readequa\u00e7\u00e3o do canal de acesso aquavi\u00e1rio e bacia de evolu\u00e7\u00e3o do porto de Natal.
\nEncalhe
\nEm 10 de novembro de 2023, um navio encalhou no canal de acesso ao Porto de Natal, resultando na publica\u00e7\u00e3o de portarias da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) que restringiram a entrada e sa\u00edda de embarca\u00e7\u00f5es com calado – dist\u00e2ncia entre a linha da \u00e1gua e a parte mais baixa do casco – acima de 8,5 metros em alguns hor\u00e1rios do dia.
\nUm relat\u00f3rio emitido em dezembro do mesmo ano apontou um crescimento significativo do Banco das Velhas (um banco de terra na foz do rio Potengi) e um assoreamento severo entre as boias n\u00ba 4 e 7 e a Ponte Newton Navarro.
\n“Essa condi\u00e7\u00e3o reduz drasticamente a profundidade naveg\u00e1vel, aumentando consideravelmente os riscos de encalhes e dificultando a entrada e sa\u00edda dos navios mercantes”, informa o termo de refer\u00eancia.
\nImagem de anteprojeto mostra canal de acesso ao porto de Natal
\nINPH\/Reprodu\u00e7\u00e3o
\nReuni\u00e3o
\nA obra foi tema de uma reuni\u00e3o realizada nesta ter\u00e7a-feira (1) pela governadora do Rio Grande do Norte, F\u00e1tima Bezerra, com a ministra da Gest\u00e3o e Inova\u00e7\u00e3o, Esther Dweck, e a secret\u00e1ria de Coordena\u00e7\u00e3o e Governan\u00e7a das Empresas Estatais, Elisa Leonel, em Bras\u00edlia.
\nAl\u00e9m da dragagem, o governo informou que a reuni\u00e3o abordou a constru\u00e7\u00e3o das defensas da Ponte Newton Navarro, por baixo da qual passam os navios em dire\u00e7\u00e3o ao porto. O projeto \u00e9 or\u00e7ado em R$ 47 milh\u00f5es.
\n“A expectativa \u00e9 que as melhorias em infraestrutura ampliem a movimenta\u00e7\u00e3o de cargas e viabilizem novos neg\u00f3cios para os pr\u00f3ximos anos, incluindo a retomada do embarque de min\u00e9rio de ferro”, informou o governo do estado.
\nExporta\u00e7\u00e3o de frutas cresce pelo porto de Natal
\nVeja os v\u00eddeos mais assistidos no g1 RN<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O projeto prev\u00ea a escava\u00e7\u00e3o do canal de acesso usado pelos navios, saindo do mar e entrando no Rio Potengi, para chegar ao porto, ampliando a profundidade para 12,5 metros. Porto de Natal, Ribeira Natal RN Rio Grande do Norte, Rio Potengi, Rocas, vista a\u00e9rea Sandro Menezes\/governo do RN A… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-703949","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/703949","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=703949"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/703949\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=703949"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=703949"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=703949"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}