{"id":700658,"date":"2025-03-29T12:40:52","date_gmt":"2025-03-29T15:40:52","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/agencia3\/700658"},"modified":"2025-03-29T12:40:52","modified_gmt":"2025-03-29T15:40:52","slug":"fas-de-alanis-sao-poli-os-de-olivia-rodrigo-devotos-lolla-mostra-a-mudanca-nas-geracoes-de-publico","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/agencia3\/700658","title":{"rendered":"F\u00e3s de Alanis s\u00e3o ‘poli’; os de Olivia Rodrigo, ‘devotos’: Lolla mostra a mudan\u00e7a nas gera\u00e7\u00f5es de p\u00fablico"},"content":{"rendered":"

Estudo aponta os comportamentos de cada faixa et\u00e1ria de f\u00e3s. Festival deste ano mostra, na pr\u00e1tica, como millenials e gera\u00e7\u00e3o Z tendem a ver seus \u00eddolos de forma diferente; entenda. F\u00e3s chegam cedo para o Festival Lollapalooza
\nOlivia Rodrigo, Justin Timberlake, Shawn Mendes e Alanis Morissette estar\u00e3o no Lollapalooza Brasil 2025
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/Instagram
\nA edi\u00e7\u00e3o deste ano do Lollapalooza mistura gera\u00e7\u00f5es de f\u00e3s e une um grupo nost\u00e1lgico dos trint\u00f5es, que vai matar a saudade de Alanis Morissette e Justin Timberlake, com os jovens entre 16 e 24 anos, que v\u00e3o poder se emocionar com Olivia Rodrigo e de Shawn Mendes.
\nComo assistir aos shows? Clique aqui para ver no Globoplay. Ou aqui para ver em 4K
\nTEMPO REAL: Acompanhe tudo o que acontece no Lollapalooza 2025
\nUm estudo feito pela consultoria de marketing Monks em parceria com o instituto de pesquisa comportamental Floatvibes explica algumas caracter\u00edsticas que definem cada tipo de f\u00e3 do Brasil. Para come\u00e7ar, a pesquisa categorizou os f\u00e3s da seguinte maneira:
\nPoli
\nDevoto
\nEmocionado
\nInfluenciados
\nE no Lollapalooza, quem \u00e9 quem? Para entender os comportamentos dos f\u00e3s que v\u00e3o prestigiar o festival, o g1 conversou com Fabiano Carvalho, diretor de pesquisa cultural e insights da Monks.
\nF\u00e3s de Alanis Morissette e Justin Timberlake
\nA cantora Alanis Morissette em 2023
\nEduardo Verdugo\/AP
\nO perfil de f\u00e3s que se conecta com artistas como Alanis Morissette e Justin Timberlake \u00e9 o F\u00e3 Poli. Fabiano explica que esse perfil representa 17% dos brasileiros entrevistados, com uma m\u00e9dia de idade entre 25 e 35 anos.
\n“O f\u00e3 Poli tem interesses m\u00faltiplos e n\u00e3o acredita que precisa alimentar rivalidades entre seus objetos-\u00eddolos \u2014 v\u00e1rios artistas e refer\u00eancias t\u00eam espa\u00e7o em seu cora\u00e7\u00e3o, tornando-o um f\u00e3 mais desapegado”, analisa.
\nEntre as caracter\u00edsticas dos f\u00e3s Poli, est\u00e3o:
\nt\u00eam menos preconceito;
\npossuem grandes expectativas por lan\u00e7amentos;
\ne podem gostar de artistas que a m\u00eddia gosta de rivalizar.
\nOutro perfil que entra para o time Alanis-Justin \u00e9 o de f\u00e3 Emocionado, aquele que \u00e9 movido pela nostalgia e pelo valor simb\u00f3lico, que se encontra em um estado de paix\u00e3o, identifica\u00e7\u00e3o e envolvimento com as emo\u00e7\u00f5es individuais e coletivas, diz Fabiano. E resume o f\u00e3 Emocionado em:
\n“Seu objeto-\u00eddolo est\u00e1 sempre associado aos momentos mais felizes de sua vida, tanto no passado quanto no presente, criando um tra\u00e7o insepar\u00e1vel com sua identidade. A nostalgia idealizada enquanto um recurso de seguran\u00e7a, conforto e consumo para quem est\u00e1 exausto diante de um mundo vivendo uma policrise”.
\nLollapalooza 2025: hor\u00e1rios dos shows do festival e line-up
\nF\u00e3s de Olivia Rodrigo e Shawn Mendes
\nF\u00e3s de Olivia Rodrigo antes da entrada no Lolla 2025
\nDeslange Paiva\/g1
\nPara o diretor de pesquisa cultural, os f\u00e3s Devotos s\u00e3o, nesta edi\u00e7\u00e3o do Lollapalooza, os que mais se identificam com Olivia Rodrigo ou Shawn Mendes. No estudo, os Devotos representam 29% dos entrevistados.
\n“Estamos nos referindo principalmente a f\u00e3s jovens que se conectaram com seus hinos sobre desgostos adolescentes, inseguran\u00e7a e amadurecimento \u2014 uma gera\u00e7\u00e3o que cresceu com a internet. Eles se identificam tanto com seus \u00eddolos que podem desenvolver um apego parassocial, que \u00e9 a ilus\u00e3o de uma conex\u00e3o \u00edntima com quem n\u00e3o nos conhece”, comenta.
\nA categoria Devotos, pondera Fabiano, representa a pessoa que est\u00e1 em fase de expans\u00e3o de seus universos e ideais, indo al\u00e9m da influ\u00eancia da fam\u00edlia e da escola.
\n“Para eles, \u00e9 sobre autoconhecimento e identifica\u00e7\u00e3o, o sentimento de ‘Me representa!'”.
\nFabiano ainda elenca outras caracter\u00edsticas dos f\u00e3s Devotos:
\nbuscam a celebra\u00e7\u00e3o cont\u00ednua do seu objeto-\u00eddolo, independentemente das circunst\u00e2ncias;
\ns\u00e3o movidos por paix\u00e3o;
\nt\u00eam um hiperfoco intenso no artista que admiram;
\ninvestem tempo na manuten\u00e7\u00e3o do fandom e, acima de tudo, dinheiro para consumir tudo relacionado ao universo que ama.
\nF\u00e3s Devotos de J\u00e3o
\nVictor, f\u00e3 de J\u00e3o, no Lollapalooza 2025
\nDeslange Paiva \/ g1
\n“O cantor J\u00e3o tem uma legi\u00e3o muito fiel”, ele exemplifica.
\nFabiano conta que, recentemente, o artista fez uma parceria com uma marca de roupas esportivas que esgotou em poucas horas.
\n“\u00c9 o f\u00e3 em busca da celebra\u00e7\u00e3o cont\u00ednua do seu objeto-\u00eddolo, n\u00e3o importa a circunst\u00e2ncia. Ele investe tempo na manuten\u00e7\u00e3o do fandom e, sobretudo, dinheiro para consumir tudo do universo que ama”.
\nNa pesquisa, 56% dos f\u00e3s que se encaixam nesse perfil acreditam que o dinheiro que gastam com produtos ou experi\u00eancias relacionadas aos seus objetos-\u00eddolos \u00e9 um investimento em si.
\nInfluenciados
\nTodos os artistas t\u00eam muitos f\u00e3s que se encaixam no perfil Influenciado, que \u00e9 aquele que gosta muito de um objeto-\u00eddolo, mas transita no fandom de forma mais passiva.
\n“S\u00e3o f\u00e3s que se deixam levar muito pela influ\u00eancia de seus c\u00edrculos sociais e pela for\u00e7a da ind\u00fastria cultural do que est\u00e1 fazendo sucesso no momento”, entende.
\nFabiano conclui que, de maneira geral, o p\u00fablico do Lollapalooza “se baseia muito nesse perfil, que \u00e9 mais solto e livre, que \u00e9 mais mainstream e pode mudar de fandom com mais facilidade a depender das suas influ\u00eancias externas”.
\nA pesquisa “A Era dos Fandom” entrevistou mais de 600 pessoas de todas as regi\u00f5es do pa\u00eds para tra\u00e7ar o perfil dos brasileiros que, em diferentes n\u00edveis de dedica\u00e7\u00e3o, fazem parte de fandoms ligados \u00e0 m\u00fasica, audiovisual (s\u00e9ries e filmes), games e esportes (veja, no gr\u00e1fico abaixo, a porcentagem de f\u00e3s por idade, g\u00eanero e regi\u00e3o do Brasil).
\nRaio-x dos fandom: f\u00e3 brasileiro gasta R$ 200 por m\u00eas para alimentar rela\u00e7\u00e3o com os \u00eddolos<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Estudo aponta os comportamentos de cada faixa et\u00e1ria de f\u00e3s. Festival deste ano mostra, na pr\u00e1tica, como millenials e gera\u00e7\u00e3o Z tendem a ver seus \u00eddolos de forma diferente; entenda. F\u00e3s chegam cedo para o Festival Lollapalooza Olivia Rodrigo, Justin Timberlake, Shawn Mendes e Alanis Morissette estar\u00e3o no Lollapalooza Brasil… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-700658","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/700658","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=700658"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/700658\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=700658"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=700658"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=700658"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}