{"id":694368,"date":"2025-03-21T14:09:54","date_gmt":"2025-03-21T17:09:54","guid":{"rendered":"https:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/agencia3\/694368"},"modified":"2025-03-21T14:09:54","modified_gmt":"2025-03-21T17:09:54","slug":"tarcisio-promete-dialogo-sobre-concessoes-de-rodovias-e-que-vai-estudar-caso-de-pedagios-na-sp-304","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/agencia3.jornalfloripa.com.br\/agencia3\/694368","title":{"rendered":"Tarc\u00edsio promete di\u00e1logo sobre concess\u00f5es de rodovias e que vai estudar caso de ped\u00e1gios na SP-304"},"content":{"rendered":"

Previs\u00e3o \u00e9 de que a cobran\u00e7a comece em novembro de 2026. Governador afirmou que a concess\u00e3o est\u00e1 em per\u00edodo de consulta p\u00fablica e que ainda s\u00e3o poss\u00edveis altera\u00e7\u00f5es a partir de di\u00e1logos. Governador Tarc\u00edsio de Freitas fala sobre previs\u00e3o de implanta\u00e7\u00e3o de ped\u00e1gios na SP-304
\nO governador do Estado de S\u00e3o Paulo, Tarc\u00edsio de Freitas (Republicamos), prometeu di\u00e1logo sobre a implanta\u00e7\u00e3o de novos ped\u00e1gios, n\u00e3o descartou altera\u00e7\u00f5es no edital e afirmou que vai estudar o caso dos tr\u00eas p\u00f3rticos de cobran\u00e7a previstos na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
\nAs afirma\u00e7\u00f5es foram feitas durante visita \u00e0 regi\u00e3o de Campinas (SP), nesta sexta-feira (21), para lan\u00e7amento do Projeto Guri e entrega de t\u00edtulo de regula\u00e7\u00e3o fundi\u00e1ria.
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\nNa SP-304, est\u00e3o previstos p\u00f3rticos em Piracicaba (SP), Santa B\u00e1rbara d’Oeste (SP) e Americana (SP). A estimativa \u00e9 de que a cobran\u00e7a tenha in\u00edcio em novembro de 2026. Vereadores das tr\u00eas cidades j\u00e1 se movimentam contra a medida. \ud83d\udcdd
\n“A gente vai estudar. A 304 t\u00e1 em boas condi\u00e7\u00f5es? N\u00e3o. \u00c9 isso que a gente tem que pensar. Vale a pena botar muito dinheiro l\u00e1? A\u00ed, o pessoal j\u00e1 confunde: ‘tem tantas pra\u00e7as’. N\u00e3o, n\u00e3o tem tantas pra\u00e7as, s\u00e3o p\u00f3rticos. Porque a l\u00f3gica mudou. A l\u00f3gica agora \u00e9 do free flow. Ent\u00e3o, se voc\u00ea tem uma \u00e1rea que tem entradas e sa\u00eddas, voc\u00ea coloca p\u00f3rticos. O que faz mais sentido? Voc\u00ea ter quatro p\u00f3rticos de R$ 1 ou ter uma pra\u00e7a de R$ 15? Porque qual \u00e9 a l\u00f3gica do free flow? \u00c9 voc\u00ea pagar os quil\u00f4metros rodados. \u00c9 a justi\u00e7a tarif\u00e1ria”, argumentou.
\nRodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Santa B\u00e1rbara d’Oeste
\nFernando Jacomini\/ g1
\n‘Vamos trabalhar isso com os prefeitos’
\nEle afirmou que o lote de concess\u00e3o est\u00e1 em per\u00edodo de consulta p\u00fablica e que ainda s\u00e3o poss\u00edveis altera\u00e7\u00f5es a partir de di\u00e1logos.
\n“Para quem acompanha concess\u00f5es, vai ver que as consultas p\u00fablicas s\u00e3o vivas. Nenhuma concess\u00e3o sai do jeito que entrou de uma consulta p\u00fablica. Ent\u00e3o, a ideia \u00e9 justamente ouvir: ‘p\u00f4, isso aqui n\u00e3o faz sentido, isso aqui \u00e9 importante, isso aqui garante sustentabilidade sist\u00eamica, isso aqui n\u00e3o, esse trecho pode sair, aqui eu posso tirar, aqui eu n\u00e3o posso’. […] N\u00f3s vamos conversar isso, n\u00f3s vamos trabalhar isso com os prefeitos e a gente trabalha na base do di\u00e1logo”.
\nTarc\u00edsio tamb\u00e9m defendeu que esse \u00e9 o \u00fanico caminho para trazer o montante de investimento previsto para as rodovias inclu\u00eddas nos lotes de concess\u00e3o.
\n“As pessoas precisam entender o que elas querem. Eu quero qualidade, eu quero investimento, ou eu n\u00e3o quero investimento? Se n\u00e3o for dessa forma, como \u00e9 que a gente financiar isso? Por que n\u00f3s temos boa qualidade de rodovia? \u00c9 isso que a gente tem que parar para pensar. \u00c9 isso que a gente tem que discutir. A gente n\u00e3o pode levar em considera\u00e7\u00e3o que a concess\u00e3o necessariamente \u00e9 ruim. N\u00e3o, \u00e9 boa. Traz investimentos”.
\nRodovia Luiz de Queiroz, em Piracicaba
\nEdijan Del Santo\/EPTV
\n\ud83d\udec3Veja pontos de cobran\u00e7a dos ped\u00e1gios
\nOs pontos de cobran\u00e7a est\u00e3o previstos na concess\u00e3o do chamado Lote Rota Mogiana, que abranger\u00e1 385 quil\u00f4metros de rodovias, em 19 cidades.
\nA cobran\u00e7a ser\u00e1 pelo Sistema Autom\u00e1tico Livre (free flow), um novo modelo de cobran\u00e7a de ped\u00e1gio eletr\u00f4nico sem barreiras, por meio de p\u00f3rticos.
\nNa SP-304, est\u00e3o previstos p\u00f3rticos nos seguintes trechos, em ambos os sentidos:
\nAmericana, no quil\u00f4metro 122;
\nSanta B\u00e1rbara d’Oeste, no quil\u00f4metro 144;
\nPiracicaba, no quil\u00f4metro 154.
\nNa regi\u00e3o, tamb\u00e9m est\u00e3o previstos dois p\u00f3rticos de cobran\u00e7a na Rodovia Maria da Gra\u00e7a Martins (SP-135), a Estrada Velha de Tupi, nos kms 2,86 (Santa B\u00e1rbara) e 16,5 (Piracicaba).
\nA concess\u00e3o ainda incluir\u00e1 trechos das rodovias SP-215, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225\/342, atravessando, tamb\u00e9m, as cidades de Agua\u00ed, Cajuru, Casa Branca, Cravinhos, Esp\u00edrito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi, Mococa, Mogi Gua\u00e7u, Ribeir\u00e3o Preto, Santa Cruz da Esperan\u00e7a, Santo Ant\u00f4nio do Jardim, S\u00e3o Jo\u00e3o da Boa Vista, S\u00e3o Jos\u00e9 do Rio Pardo, Serrana e Vargem Grande do Sul.
\nO que \u00e9 o sistema free flow
\nSegundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de S\u00e3o Paulo (SPI), o Sistema Autom\u00e1tico Livre (free flow) permite a cobran\u00e7a autom\u00e1tica de ped\u00e1gio proporcional ao trecho percorrido.
\nTamb\u00e9m conforme a pasta, os motoristas que utilizarem TAG eletr\u00f4nica ter\u00e3o um desconto autom\u00e1tico de 5%.
\nPara aqueles sem TAG, o sistema reconhecer\u00e1 a placa do ve\u00edculo, permitindo o pagamento online ou por outros meios dentro de um prazo de at\u00e9 30 dias.
\nInvestimentos previstos
\nSegundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de S\u00e3o Paulo (SPI), o projeto prev\u00ea investimento de R$ 6 bilh\u00f5es que inclui 60 km de duplica\u00e7\u00f5es, 53 km de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 km de acostamentos ampliados ou implantados e 32 km de marginais.
\nAl\u00e9m disso, prev\u00ea 17 passarelas, 23 novos pontos de \u00f4nibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte.
\nO governo estadual tamb\u00e9m afirma que a concess\u00e3o ter\u00e1 um impacto direto na economia regional, com a cria\u00e7\u00e3o de mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.
\nA consulta p\u00fablica sobre o projeto est\u00e1 aberta at\u00e9 21 de mar\u00e7o. A publica\u00e7\u00e3o do edital est\u00e1 prevista para julho de 2025, com o leil\u00e3o programado para novembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026. A instala\u00e7\u00e3o dos p\u00f3rticos do ped\u00e1gio eletr\u00f4nico ocorrer\u00e1 a partir de novembro de 2026.
\nV\u00cdDEOS: tudo sobre Piracicaba e Regi\u00e3o
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