• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O Assunto #1.242: Mortes em Meca – o risco de eventos sob calor extremo

A tragédia durante a peregrinação à cidade sagrada dos muçulmanos deixou mais de 1,3 mil mortos este ano. Feito sob o calor de quase 52°C, o ritual envolveu 1,8 milhão de peregrinos na Arábia Saudita – a maior parte deles, turistas. Na Europa, a preocupação é com as Olimpíadas de Paris, que podem ser as mais quentes da história. Para entender os riscos de grandes eventos e aglomerações de pessoas em tempos de eventos climáticos extremos, Natuza Nery conversa com Marina Marçal, coordenadora de política climática do Instituto Clima e Sociedade. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A tragédia durante a peregrinação à cidade sagrada dos muçulmanos deixou mais de 1,3 mil mortos este ano. Feito sob o calor de quase 52°C, o ritual envolveu 1,8 milhão de peregrinos na Arábia Saudita – a maior parte deles, turistas. Na Europa, a preocupação é com as Olimpíadas de Paris, que podem ser as mais quentes da história. Um relatório que envolveu cientistas e seis medalhistas olímpicos alerta que o calor acima da média poderá levar os atletas ao colapso. Para entender os riscos de grandes eventos e aglomerações de pessoas em tempos de eventos climáticos extremos, Natuza Nery conversa com Marina Marçal, coordenadora de política climática do Instituto Clima e Sociedade. Marina chama atenção para os perigos que grandes aglomerações representam em tempos de recorde de calor, e destaca ações que podem ser tomadas para mitigar os impactos para a saúde. Ela destaca ainda o papel das autoridades na prevenção dos efeitos do calor extremo: “gestores públicos não podem temer alertar a população sobre as medidas de proteção”, conclui.
O que você precisa saber:
Mundo tem o 12º mês consecutivo de recorde de calor, e temperatura global anual deve ultrapassar 1,5°C
Relatório climático alerta para riscos a atletas durante Olimpíadas mais quentes da história
CALOR EXTREMO – o risco à população de rua
Como calor e condições precárias causaram centenas de mortes em peregrinação a Meca, na Arábia Saudita
Laudo aponta que fã de Taylor Swift teve exaustão térmica causada pelo calor
A Olimpíada de Paris no calor extremo
Qual o papel do alerta sobre calor extremo?
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaboraram também Camila da Silva e Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

Adicionar aos favoritos o Link permanente.