• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Família de idosa que teve AVC na Bahia faz vaquinha para pagar UTI móvel para viagem até São Carlos


Neto da mulher de 88 anos diz que por falta de vagas nos hospitais do estado ela não está recebendo o atendimento nem os medicamentos adequados. Família faz vaquinha para pagar UTI móvel para trazer idosa que teve AVC na Bahia para ser tratada em São Carlos
Arquivo pessoal
A família de Maria Antônia de Jesus Souza, de 88 anos, está realizando uma vaquinha para pagar uma UTI móvel para trazer a idosa da Bahia, onde ela teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) para São Carlos (SP).
Segundos os familiares, desde quinta-feira (20) ela está em um hospital de Mairi (BA), sem tomar os medicamentos necessários e sem mesmo ter diagnosticado se o AVC é hemorrágico ou isquêmico.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Maria Antônia é baiana e se mudou para São Carlos há 35 anos. Moradora do bairro Antenor Garcia, ela vai à Bahia todos os anos visitar a família. Neste ano ela estava acompanhada de duas filhas.
Maria Antônia de Jesus Souza, de 88 anos, está em um hospital na Bahia e família quer UTI móvel para trazê-la para São Carlos
Arquivo pessoal
Segundo o neto Anderson Souza Dantas, o estado clínico da idosa é grave e ela está sem assistência médica especializada, não realizou os exames necessários para o tratamento e está sem a medicação devida.
“Foram menos de 20 minutos até chegar ao hospital, porém, se tivessem visto que eles não tinham toda medicação, ela teria chegado a Feira de Santana para tomar esse medicamento no tempo certo, mas falaram que ela estava bem e colocaram ela no quarto com os aparelhos. No outro dia, disseram que ela estava melhor e colocaram ela em um quarto simples, sem fazer tomografia para saber qual o tipo de AVC havia sido ou dado a medicação”, contou.
Ele disse ainda que a avó está se alimentando apenas com comidas pastosas e soro.
MAIS NOTÍCIAS:
g1 São Carlos e Araraquara terá Fato ou Fake regional na cobertura de eleições; saiba como vai funcionar
Motorista sofre mal súbito e ônibus invade casa em São Carlos
Morador de São Carlos é condenado pelo STF a 14 anos de prisão por atos golpistas no DF; veja crimes
O g1 tentou entrar em contato com o hospital Eduardo Magalhães em Mairi, mas o telefone não atende. Também procurou a secretaria estadual de Saúde e aguarda um retorno.
No relatório do hospital sobre a paciente, há a confirmação de AVC não especificado e solicitação de UTI móvel para a transferência dela para outro hospital “com brevidade”.
A família está tentando a transferência da idosa para um hospital de Feira de Santana, mas não há vagas. Ela também está há dias à espera de uma vaga em um hospital de Salvador, por isso os parentes estão tentando transferi-la para São Carlos, mas o valor de uma UTI móvel, necessária para o transporte, é de R$ 35 mil.
“Quanto mais tempo passa, a chance de ficar com uma sequela é muito maior e, se não for tratada, ela pode entrar em um quadro de pneumonia porque ela parou de se alimentar”, afirmou.
Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com o neto de Maria Antonia pelo telefone (16) 99411-1523.
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.