
Em gravação, funcionários disseram que não sabem como proceder nestes casos
ADAMO BAZANI
A forte fumaça nas baterias de um ônibus elétrico da cidade de São Paulo assustou funcionários e passageiros na área de bolsão de estacionamento de coletivos no Terminal Grajaú, na zona Sul de São Paulo, por volta de 22h desta terça-feira, 22 de novembro de 2023.
Os trabalhadores registraram o momento em que a fumaça saía bem densa, porém na cor branca, do teto do veículo, onde fica parte do conjunto de baterias.
Nestes modelos, as baterias responsáveis pelo funcionamento dos ônibus ficam atrás e no teto.
Na gravação, é possível perceber que os trabalhadores dizem que não sabem fazer nestes casos de ônibus elétricos.
O veículo faz parte da frota da empresa Transwolff, que atende a zona Sul, e é da frota anterior à nova geração dos veículos elétricos apresentada em setembro.
Não houve registros de feridos.
A cidade está em processo de eletrificação de frota de ônibus, com a meta de 2,4 mil a 2,6 mil coletivos deste tipo até o fim de 2024, mas ainda são várias preocupações.
Uma delas é se a infraestrutura de distribuição de energia dará conta de uma frota maior.
Hoje são apenas 69 ônibus elétricos com bateria.
A SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema da cidade, admitiu que para a ampliação da frota serão necessárias mudanças na rede da ENEL, passando de média tensão para alta tensão e com subestações iguais das estações de Metrô.
Sobre esta ocorrência no Terminal Grajaú, o Diário do Transporte procurou SPTrans e a Transwolff.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes